O técnico Dorival Júnior comunicou na tarde desta sexta-feira que não permanecerá no Vasco em 2010. Ele deixará o cargo após a partida contra o Ipatinga, neste sábado, em jogo válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A diretoria do clube carioca confirmou em comunicado oficial.
"Foi um consenso entre eu e a diretoria. É um desgaste muito grande de trabalho o ano todo. A situação foi acordada entre a gente, e deixamos portas abertas no futuro. É importante sair de um clube sabendo que fez o melhor e deixou coisas boas", disse o treinador.
Depois de dirigir a equipe diante do Ipatinga, neste sábado, Dorival estará livre para acertar com outro clube. Ele garante que ainda não recebeu nem sondagens para a próxima temporada, mas terá tempo para analisar eventuais propostas em sua casa em Florianópolis, para onde viajará na segunda-feira.
O treinador vinha sendo especulado como futuro comandante do Grêmio em 2010, assim como Silas, que deixará o Avaí após o término do Campeonato Brasileiro. Em comunicado oficial, a diretoria do Vasco ressaltou a boa conduta de Dorival, que levou o time à conquista da segunda divisão nacional.
"Cabe, entretanto, reforçar a imagem que todo Brasil comunga sobre Dorival Júnior; homem íntegro, trabalhador e vencedor, um profissional que trará, certamente, muitos benefícios ao futebol brasileiro", destaca a diretoria, que ainda manifesta "toda a gratidão pela grandeza do trabalho" de Dorival.
Elogios
Após a confirmação da saída de Dorival Júnior, o diretor de futebol, José Hamilton Mandarino, afirmou que o treinador está indo embora pela porta da frente. O dirigente rasgou elogios ao comandante, mas declarou que a decisão pela não renovação foi um consenso entre as partes.
"Isso dentro de um clima de absoluta dignidade e respito vimos que era melhor concluir o trabalho do Dorival Júnior. Ele está saindo do clube da mesma maneira que entrou, pela porta da frente. Não é um divócio, mas uma separação amigável. Foi um consenso entre ambas as partes", disse.
Mandarino também falou que espera poder anunciar o nome do novo treinador em até uma semana.