postado em 29/11/2009 14:55
Embalado pela inédita vitória sobre Roger Federer neste sábado, o russo Nikolay Davydenko bateu o argentino Juan Martín del Potro por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, e ficou com o título do ATP Finals.
Sediada em Londres, a disputa reuniu os oito melhores tenistas da temporada. Durante toda a disputa, ele foi derrotado apenas pelo sérvio Novak Djokovic, mas deixou o número 3 do mundo de fora da semifinal ao derrotar Robin Soderling na última rodada da primeira fase, onde também bateu Rafael Nadal.
Depois de passar pelo número um Federer, Davydenko mostrou grande forma física neste domingo diante de Del Potro, atual campeão do Aberto dos Estados Unidos. O russo também mostrou grande consistência no saque - ao todo, foram sete aces e 87% de pontos vencidos no primeiro serviço.
Além disto, Davydenko também foi frio nos momentos decisivos: no sexto game do segundo set, por exemplo, ele salvou dois break points e ganhou a força necessária para superar o serviço do rival no nono game e caminhar para a vitória.
Frio, Nikolay só se permitiu expressar emoções quando Del Potro atacou a última bola da partida na rede. Somente aí, ele sentiu-se à vontade para abrir um sorriso e ir à arquibancada comemorar com a esposa.
A conquista do russo não deixa de ser uma surpresa, visto que o sétimo colocado no ranking mundial não havia conquistado sequer um Masters na temporada. O ATP Finals, aliás, é a maior conquista da carreira do russo.
A temporada 2009 do tênis agora só tem um evento: as finais da Copa Davis entre Espanha e República Tcheca, a partir de 4 de dezembro.