postado em 29/11/2009 15:16
No estádio Comunale Sant´Elia, a Juventus perdeu para o Cagliari na manhã deste domingo pela 14ª rodada do Campeonato Italiano por 2 x 0, gols marcados pelo atacante brasileiro Nenê (artilheiro do último Campeonato Português) e o italiano Matri.
Com Diego e Amauri (e sem Felipe Melo), a Vecchia Signora manteve mais a posse de bola, mas arriscou pouco contra o gol defendido por Federico Marchetti. As raras oportunidades criadas surgiram apenas dos pés dos brasileiros.
Foi pouco. Isto porque do outro lado o Cagliari também contava com uma dupla brasileira: os atacantes Nenê (ex-jogador de Santa Cruz, Cruzeiro e Ipatinga) e Jeda (revelado no União São João de Araras), que foram responsáveis por cinco, dos oito chutes da equipe ao gol de Buffon.
Até que aos 30 minutos do primeiro tempo, Nenê arriscou um chute forte de fora da área e marcou o único gol do jogo, sem dar chances ao arqueiro da Velha Senhora. No segundo tempo, o técnico Ciro Ferrara colocou Del Piero e Giovinco para aumentar a força ofensiva de seu time, mas não conseguiu reverter o panorama da partida.
Para piorar, aos 44 do segundo tempo, Alessandro Matri, de 25 anos, fez boa jogada pela direita e chutou firme para fazer o segundo dos anfitriões e dar números finais à partida.
Enquanto isto, a líder Internazionale de Milão, de Julio César, Lúcio e Thiago Motta, jogou em casa contra a Fiorentina e ganhou por 1 a 0. O zagueiro argentino Samuel marcou o primeiro aos 5 minutos do segundo tempo, mas o árbitro entendeu que o camisa 25 puxou a camisa de Dainelli antes de cabecear a anulou o tento.
Gilardino limpou dois zagueiros e acertou a trave, mas os Nerazzuri eram superiores e criavam as melhores chances. E aos 40 minutos, Comotto fez pênalti infantil no atacante Diego Milito, que cobrou firme e converteu.
Com estes resultados, a Inter de Milão subiu para 35 pontos e abriu oito de vantagem para a Juventus. O Milan, com um jogo a menos, é o terceiro com 25 pontos.
Já a Roma ganhou de virada do Atalanta por 2 x 1. Ceravolo fez o primeiro, mas Perrotta e Vucinic garantiram o triunfo dos Gialorossi. A Lazio jogou contra o Bologna e ficou no 0 x 0.
Em casa, o Parma empatou com o Napoli por 1 a 1, gols marcados por Amoruso e Denis. O Bari ganhou do Siena por 2 a 1 (Greco e Masiela, para os anfitriões e Vergassola descontando) e o Palermo perdeu para o Chievo por 1 x 0, gol solitário de Abbruscato.