postado em 29/11/2009 19:27
O Atlético Paranaense confirmou sua participação na primeira divisão do Campeonato Brasileiro na próxima temporada após vencer o Botafogo por 2 x 0, na Arena da Baixada. Já o time carioca caiu para a zona de rebaixamento e chega a última rodada da competição precisando do resultado, brigando com Coritiba, Fluminense e Santo André contra o fantasma da degola.
Depois de um início equilibrado, com os dois times buscando o ataque, aos 40 minutos, Paulo Baier desceu em velocidade e encontrou Wallyson na área, restando apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Depois do intervalo, o Furacão pressionou e chegou ao segundo com Paulo Baier, aos 19 minutos, de cabeça.
Na próxima rodada, o Atlético Paranaense encerra sua participação nesta temporada diante do Barueri, no Estádio Eduardo José Farah. Já o Botafogo recebe no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, o Palmeiras, que briga pelo título. Ambas as partidas marcadas para o domingo.
O jogo
Querendo encerrar logo a angústia, o Furacão partiu para o ataque logo no primeiro minuto, Paulo Baier chegou à linha de fundo e fez o cruzamento para o corte da zaga carioca. A resposta veio aos três minutos, com Wellington que desviou de cabeça escanteio cobrado por Lúcio Flávio e carimbou a trave. O Fogão mostrava vontade ao no lance seguinte Renato cabeceou para fora. Aos seis minutos, Márcio Azevedo abriu espaço e bateu cruzado, pela linha de fundo.
[SAIBAMAIS]
A partida era bem disputada, com as duas equipes buscando o primeiro gol. Aos 12 minutos, Márcio Azevedo, que voltava ao time após quase dois meses parado, arriscou de fora da área e Jefferson fez boa defesa. Aos 14 minutos, Alex Sandro recebeu livre na área e simplesmente furou, perdendo ótima chance. Aos 20 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta na área e Gallato deixou a meta para interceptar.
O Furacão tinha maior posse de bola, mas o Botafogo buscava usar os contra-ataques. Aos 25 minutos, cochilo da zaga carioca, Wallyson disparou com a bola errou o lado da finta, perdendo o lance. Aos 31 minutos, Fahel aproveitou cobrança de falta para desviar no meio do caminho e exigir defesa em dois tempos de Gallato. Aos 36 minutos, Paulo Baier invadiu a área e bateu em cima de Leandro Guerreiro, reclamando de toque mão. Até que aos 40 minutos, Wallyson, descida rápida, aparece na área para empurrar para as redes.
Na segunda etapa, o Furacão voltou com Neto no gol, já que Gallato sentiu uma indisposição no intervalo. Aos dois minutos, Victor Simões tentou o cruzamento fechado e Nei surgiu no caminho para afastar o perigo. Aos quatro minutos, Emerson arriscou de longe e o jovem arqueiro rubro-negro segurou. Aos oito minutos, Renato arriscou o chute de fora da área e Neto fez mais uma boa defesa.
O ritmo da partida caiu um pouco após achegada da chuva na Arena. Aos 13 minutos, Paulo Baier cobrou falta e Jefferson espalmou, tirando da área. Aos 17 minutos, Márcio Azevedo partiu para a jogada individual, buscou o cruzamento rasteiro, mas curto demais. A pressão atleticana surtiu efeito e, aos 19 minutos, Paulo Baier, de cabeça, aproveitando a retribuição de Wallyson, estufou as redes.
A situação do Botafogo ficou dramática, já que o time não conseguia assustar o Furacão. Aos 26 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta na área e Neto deixou a meta para tirar e garantir a tranquilidade. Com o jogo controlado, o técnico Antônio Lopes queimou todas as alterações. Aos 38 minutos, Wesley tentou o lançamento e a bola correu demais. Aos 44 minutos, Marcinho chutou de fora da área, a bola desviou e saiu em escanteio.