postado em 01/12/2009 10:33
Dois dias após negar o interesse em contratar Allen Iverson, o técnico do Philadelphia 76ers, Eddie Jordan, admitiu que uma "fascinante" negociação com o armador começou. Na segunda-feira, o antigo astro da equipe se encontrou com dirigentes e se aproximou de um retorno à Pensilvânia, onde substituiria o lesionado Lou Williams.
Entre 1996 e 2006, Iverson foi o principal nome dos Sixers e ajudou o time a ser vice-campeão da NBA em 2001/02, ano no qual recebeu o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular. Após deixar a Filadélfia, o atleta, hoje com 34 anos, não atuou em alto nível em Denver Nuggets e Detroit Pistons e chegou até a anunciar a aposentadoria ao abandonar o Memphis Grizzlies com apenas três partidas completas, insatisfeito com o banco de reservas.
Agora, o norte-americano aparece próximo de dar prosseguimento a carreira justamente na sociedade em que mais brilhou. Para isso, o morador de Detroit viajou até Dallas nesta segunda-feira para se reunir por duas horas com o técnico e o presidente dos Sixers, Ed Stefanski. "Não há nada compromissado e continuaremos a discutir isso internamente", afirmou o dirigente máximo da franquia, que estava no Texas para enfrentar os Mavericks - acabou perdendo por 104 a 102 e completou sete rodadas sem vencer, seguindo na antepenúltima posição da Conferência Leste.
A campanha ruim, aliás, é apenas um dos motivos que liga Iverson ao Philadelphia. Fora isso, o veterano poderia substituir o titular Williams, que ficará afastado das quadras por sete semanas devido a uma lesão na mandíbula. Oficialmente, o time estuda a contratação de outros armadores, mas a preferência por seu ex-destaque é nítida.
"Ele tem uma mentalidade agressiva para marcar pontos", elogiou Eddie Jordan ao jornal Philadelphia Inquirer. "É um cara que pode tomar conta dos jogos até neste estágio da carreira, que já esteve no topo da NBA e que seria uma arma extra em quadra para nós. Não queremos definir nada de uma hora para a outra, mas a negociação é fascinante".
Segundo a mesma publicação, o que pode emperrar a contratação, considerada "provável", é o comportamento de Iverson. Ele já não aceitou a suplência nos Pistons e nos Grizzlies e poderia causar problemas a partir da recuperação de Williams. Além disso, a cúpula dos Sixers teme que o polêmico atleta prejudique o desenvolvimento dos jovens do time.