postado em 01/12/2009 10:34
Após o empate com o Avaí por 2 x 2 no último domingo, o Santos se reapresenta na tarde desta terça-feira no CT Rei Pelé, de olho no seu próximo adversário: o Cruzeiro, domingo, na Vila Belmiro. E para este compromisso, o último da equipe no Campeonato Brasileiro, existe a possibilidade de o técnico Vanderlei Luxemburgo dar férias antecipadas a alguns de seus titulares, tendo em vista que o jogo contra os mineiros não interessa muito ao Peixe.
Sem chances de classificação à próxima Copa Libertadores, com um lugar garantido na Copa Sul-americana do ano que vem e sem riscos de cair para a Série B do Brasileirão, os santistas podem ver alguns de seus titulares liberados nesta partida, para que tenham um tempo maior de descanso, visando a preparação do grupo para a próxima temporada.
"Essa é uma coisa muito pessoal. Infelizmente, vocês ficam sempre esnucando o profissional, se faz isso ou aquilo, como se fosse obrigação fazer as coisas como vocês pensam. Se o Santos achar que tem que dar férias para os seus jogadores, eu não tenho nada a ver com Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras ou quem quer que seja. O que eu tenho é que estar preocupado com o meu trabalho e cada um faz o que tem que fazer", argumentou Luxemburgo.
A Raposa precisa vencer e torcer contra Palmeiras ou São Paulo, que têm 62 pontos, para vislumbrar uma vaga na Libertadores 2010. Mas, para o treinador alvinegro, o time da Vila Belmiro não tem nada a ver com a situação destes clubes.
Sendo assim, Vanderlei Luxemburgo ainda se utilizou de um exemplo recente para justificar uma possível decisão de antecipar as férias dos seus comandados. Luxa lembrou que, no final do ano passado, já qualificado para a Primeira Divisão desse ano, o Corinthians antecipou as férias de alguns de seus principais atletas, de olho no início da temporada seguinte. A estratégia deu certo e o Timão conquistou, no primeiro semestre deste ano, os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.
"Se eu achar que devo dar férias para alguns jogadores, vou dar férias, sem me preocupar com o que os outros poderão pensar. O Corinthians fez isso, com muita propriedade no ano passado, e ninguém discutiu. Eu não vi ninguém criticar o Corinthians no ano passado por causa disso", comentou.
Luxemburgo deverá estudar quais jogadores terão seu período de descanso antecipado. O zagueiro Adaílton deve ser o primeiro a receber férias, pois foi expulso contra o Avaí e não pode atuar contra o Cruzeiro. O lateral direito George Lucas, o zagueiro Fabão e o volante Germano, que estão em fase final de tratamento, depois de sofrerem contusões, também podem receber descanso antes de seus colegas de equipe.