postado em 02/12/2009 14:30
Apesar de não ter atendido aos apelos irlandeses para repetir o jogo contra a França, que eliminou o time nacional da Copa do Mundo de 2010, a Fifa não deverá deixar passar em branco a 'mão santa' do atacante Thierry Henry.
Por orientação do presidente do Comitê de Arbitragem da entidade máxima do futebol, o espanhol Angel Maria Villar, um inquérito disciplinar será aberto contra o atacante do Barcelona, que pode sofrer sanção semelhante à imposta ao técnico da Argentina, Diego Armando Maradona.
Maradona foi punido com dois meses de suspensão por ter apresentado 'conduta imprópria' após classificar a seleção em Montevidéu, diante do Uruguai.
Segundo a Fifa, o fato de Henry ter levado a bola com a mão deliberadamente no lance do gol de empate da França ante a Irlanda, em Paris, também pode ser encarado como atitude contrária ao esporte.
O francês ainda não teve seu julgamento marcado pela Comissão Disciplinar da Fifa, mas, se vier a ser punido com mais de duas partidas de gancho, perderá jogos da Copa do Mundo, já que a seleção campeã de 1998 fará somente mais dois amistosos antes do início da competição.