postado em 02/12/2009 20:58
Embora o Bola de Ouro pela revista francesa France Football, o argentino Lionel Messi, tenha iniciado o confronto no banco de reservas, o Barcelona derrotou o modesto Xerez por 2 x 0, fora de casa, e abriu vantagem na liderança do Campeonato Espanhol para o Real Madrid. O confronto desta quarta-feira, válido pela 15ª rodada, acabou adiantado pela Real Federação Espanhola, devido à presença dos catalães no Mundial de Clubes da Fifa, em Dubai.
A vitória em Jerez de la Frontera fez o Barcelona chegar aos 33 pontos, cinco à frente dos Merengues. Em contrapartida, o Xerez, time do goleiro brasileiro Renan, ex-Internacional e Valencia, segue com modestos sete pontos na lanterna do Campeonato Espanhol. Ambas as equipes possuem 13 confrontos, ante os 12 dos outros 18 concorrentes da La Liga.
Depois do compromisso desta quarta-feira, Barça e Xerez retornam a campo já neste sábado, pela 13ª rodada do Espanhol. Às 15 horas, horário de Brasília, o caçula da Primeira Divisão recebe o Atlético de Madrid, em crise pela péssima campanha no nacional (17ª lugar). Por sua vez, os catalães encaram o Deportivo La Coruña, do brasileiro Filipe Luís, às 19 horas, fora de casa.
Guardiola decidiu poupar seis titulares para o compromisso diante do Xerez. Dessa forma, a equipe visitante sofreu com o desentrosamento e realizou uma fraca primeira etapa. Contudo, a ineficiência do ataque mandante, o pior da Liga com apenas quatro gols, sequer ameaçou o goleiro Victor Valdés.
O Barcelona voltou melhor para a segunda etapa e abriu o placar logo com dois minutos. Após cruzamento do brasileiro Maxwell, o atacante Thierry Henry, cercado de polêmicas pela mão utilizada na classificação francesa à Copa, subiu de cabeça e estufou as redes. À frente no placar, Guardiola promoveu as entradas de Messi, Ibrahimovic e Iniesta.
Consequentemente, o Barcelona cresceu no jogo e passou a dominá-lo por completo. Especialmente no final do confronto, os visitantes criaram diversas oportunidades. A pressão surtiu resultado nos acréscimos. Messi fez grande jogada e deixou Ibra na cara do gol. Com muita categoria, o sueco tocou por cima de Renan e saiu para comemorar mais uma vitória dos catalães no nacional.