Superesportes

Bola troca os pés pelas mãos

África do Sul entra de vez no clima do Mundial, às 15h, com a realização do sorteio dos grupos. Brasil torce para que estrelas como o Rei Pelé tenham tato para não colocar a Seleção numa fria, contra Fran ça ou Portugal

postado em 04/12/2009 10:42
Enviado especial

Cidade do Cabo (África do Sul) ; Quando as mãos dos craques começarem a mexer nas 32 bolinhas distribuídas em quatro potes, hoje, às 15h (de Brasília), o planeta conhecerá os oito grupos da Copa do Mundo de 2010(1). A expectativa é que a Seleção Brasileira, uma das cabeças de chave, não integre um quarteto da morte, ao lado, por exemplo, do melhor dos africanos (Costa do Marfim), do indigesto México e da algoz França. As tevês Globo e Band anunciam a transmissão.

A atriz sul-africana Charlize Teron comandará o espetáculo, com duração prevista de uma hora e meia. Participarão da festa ex-jogadores ilustres, dirigentes e 31 dos 32 técnicos. A exceção é o argentino Diego Maradona, suspenso por dois meses e meio, por ter ofendido a imprensa depois da classificação de seu país à competição e impedido até de entrar no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo.

Único jogador com três títulos mundiais, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o convidado de honra dos organizadores. O astro inglês David Beckham é a outra celebridade. Debilitado pelos 91 anos de idade, o ex-presidente da África do Sul, e prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, participará por meio da internet, de casa, em Johanesburgo.

A organização programou apresentações de dança e música por meia hora, como preliminar do sorteio. Os presidentes de confederações estarão presentes, assim como o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

África do Sul entra de vez no clima do Mundial, às 15h, com a realização do sorteio dos grupos. Brasil torce para que estrelas como o Rei Pelé tenham tato para não colocar a Seleção numa fria, contra Fran ça ou Portugal

O técnico do Brasil, Dunga, já está no país, acompanhado do assistente Jorginho e dos administradores Américo Faria e Guilherme Ribeiro. Amanhã, eles devem visitar algumas cidades sul-africanas, para definir a base da Seleção durante a Copa. A mais provável é Bloemfontein, onde a equipe se concentrou na primeira fase da Copa das Confederações. O local agrada ao treinador, sobretudo pelo isolamento.

Depois do anúncio dos grupos, os treinadores ficarão uma hora à disposição da imprensa mundial, com prioridade para a dos países que representam.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que participou das reuniões do Comitê Executivo, está preocupado com a possibilidade de o Brasil ter a França em seu grupo e tenta evitar isso nos bastidores. Embora o sorteio seja transparente, há formas de dirigi-lo. De qualquer forma, os franceses terão de cair em um grupo forte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação