postado em 05/12/2009 13:20
Rafael Nadal chegou à final da Copa Davis pressionado por uma sequência de oito sets perdidos, a pior de sua carreira. Porém, conseguiu confirmar o favoritismo sobre o tcheco Tomas Berdych com tranquilidade por 7/5, 6/0 e 6/2, em partida na qual retomou a "confiança" em seu jogo.
Ainda sem alcançar o melhor nível, Nadal caiu diante de Novak Djokovic nas semifinais do Masters 1000 de Paris e depois perdeu para o próprio sérvio e também para Robin Soderling e Nokolay Davydenko no ATP Finals, completando quatro partidas sem ganhar um único set. A última vez em que o espanhol havia ficado tanto tempo longe das vitórias havia sido em outubro de 2003, quando, por outro lado, ele ainda tinha 17 anos e conseguiu faturar ao menos duas parciais nessa série negativa.
Nesta sexta-feira, o número dois do mundo conseguiu quebrar o jejum e abriu com vitória a caminhada espanhola rumo ao tetracampeonato da Davis. "Depois dos três reveses na Masters (Cup), voltei a encontrar a confiança para ganhar", disse ele, que após um início "nervoso" de partida deslanchou para bater o 20º colocado do ranking de entradas. "Seria burrice dizer que não joguei bem", emendou.
Com o resultado, Nadal confirmou dois grandes retrospectos: segue sem jamais ter perdido dentro de casa na competição por equipes, agora em nove compromissos, e soma 26 vitórias consecutivas atuando em Barcelona. "Faz muito tempo que não perco aqui", comentou. Pentacampeão do ATP 500 de Barcelona, o tenista não cai na cidade desde 2003, quando foi derrotado pelo compatriota Alex Corretja.