postado em 05/12/2009 16:00
Barcelona (Espanha) - A Espanha ratificou neste sábado o seu domínio no tênis mundial. Em uma atuação impressionante de Fernando Verdasco e Feliciano López, o país Ibérico fez 3 a 0 na República Tcheca e garantiu o bicampeonato da Copa Davis. No confronto de duplas, Verdasco e López superaram Radek Stepanek e Tomas Berdych por 3 sets a 0, parciais de 7/6(7), 7/5 e 6/2, e garantiram o bicampeonato para os espanhóis, promovendo uma grande festa na cidade de Barcelona.A República Tcheca utilizou força máxima o terceiro jogo e decidiu enviar à quadra seus dois jogadores de simples, Tomas Berdych e Radek Stepanek, derrotados por Rafael Nadal e David Ferrer nesta sexta-feira, para encarar Fernando Verdasco e Feliciano Lopez, completamente descansados. Embora a diferença física estivesse clara, os visitantes tiveram grande atuação e dificultaram muito a partida em Barcelona.
O equilíbrio ocorreu em todo o primeiro set, inclusive, no tie-break. No game desempate, a Espanha abriu 6 a 3, mas desperdiçou as três oportunidades para fechar a parcial inicial. Contudo, a categoria de Fernando Verdasco fez a diferença no final e os donos da casa fizeram a festa no Palau de San Jordi ao concretizaram 9 a 7, sentenciando o triunfo de 7/6.
Depois de um longo primeiro set, Stepanek e Berdych começaram a acusar o cansaço, resquícios das partidas desta sexta-feira. A Espanha mostrou a antiga consistência e comandou as ações durante o seu saque. Cirúrgica nos pontos decisivos, como na última temporada, quando ganhou da Argentina na decisão, os ibéricos aproveitaram uma oportunidade de quebra de saque, em duas, para fazer 7 a 5 e abrir 2 a 0.
No terceiro set, os tchecos sofreram com a falta de físico. Após enfrentarem batalhas, especialmente Stepanek contra David Ferrer, os visitantes cederam duas quebras de saque para a Espanha e anteciparam a festa em Barcelona. Sem menores problemas, Verdasco e Lopez fecharam o confronto em 6 a 2, sentenciando o triunfo em parciais diretas, e o bicampeonato para o país.