Superesportes

Quenianos buscam 'desempate' na Volta da Pampulha

postado em 05/12/2009 16:50
A Volta da Pampulha deste domingo poderá desempatar um confronto entre brasileiros e quenianos. Em dez edições da corrida mineira, os corredores dos dois países dividem a hegemonia com cinco vitórias para cada. Na atual edição, os africanos mostraram confiança para conquistar a liderança no histórico. Grande esperança dos maratonistas estrangeiros, o atual campeão da prova, Nicholas Kirputo, explicou sua estratégia para levar a África à ponta.

"Vou correr com os demais atletas africanos buscando a melhor estratégia para a vitória, para defender a hegemonia da África. E tenho certeza de que o Franck terá apoio da equipe dele para buscar mais um título para o Brasil", afirmou o queniano, ressaltando o brasileiro Franck Caldeira, terceiro colocado em 2008, como o seu principal adversário na prova.

Confiante, Nicholas pretende diminuir o tempo da última temporada (53min05) e torce pela colaboração do tempo para alcançar o objetivo. "Se parar de chover gostaria de chegar nos 52 minutos, seria fantástico. Mas vai depender muito das condições do clima."

Entre as mulheres, a principal favorita para a conquista é a queniana Eunice Kirwa. Vencedora de 12 provas em solo brasileiro, de 13 disputadas, a africana revelou mudar de estratégia após a Volta da Pampulha, que iniciará às 9 horas, horário de Brasília.

"Vou descansar e, quem sabe, voltar para o Brasil em março. Pretendo começar a me dedicar a provas mais longas, como meia maratona", disse a queniana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação