postado em 06/12/2009 07:30
O Flamengo está muito perto de quebrar um jejum de 17 anos sem conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Para erguer a taça neste domingo, o time carioca necessita de um simples triunfo diante do Grêmio, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Os flamenguistas são os únicos que chegam nesta rodada final dependendo das próprias forças para se sagrarem campeões, pois lideram a disputa com 64 pontos.[SAIBAMAIS]Caso tropece nos gremistas, o Flamengo dependerá dos resultados de seus concorrentes mais diretos, Internacional, Palmeiras e São Paulo que, neste cenário, não poderiam ganhar seus compromissos. Os colorados recebem o Santo André, os palmeirenses visitam o Botafogo e os atuais tricampeões encaram o lanterna Sport, no Morumbi.
Para os gremistas a competição não serve para mais nada, já que eles apenas cumprem tabela. Com 55 pontos, o Tricolor gaúcho já está classificado para a Copa Sul-americana e muito se especula sobre a possibilidade de "entregar o jogo" para o Flamengo. Isso porque, em caso de tropeço dos cariocas, o Internacional, principal rival dos gremistas, vai ficar com a mão na taça.
O Flamengo viveu um clima de muita ansiedade ao longo da semana que se passou. O time não é campeão brasileiro desde 1992. Nas contas do clube, um triunfo neste domingo representará o hexacampeonato, pois os flamenguistas levam em consideração a Copa União de 1987, que conquistaram diante do Internacional. O problema é que a CBF entende que o Sport é o campeão brasileiro daquele ano e, por isso, para a entidade máxima do futebol nacional, em caso de triunfo, o Flamengo será campeão pela quinta vez em sua história.
Polêmica à parte, o técnico Andrade garante que sua equipe está preparada para este duelo contra o Grêmio. O treinador entende que a ansiedade realmente deve ser combatida.
"Muitos não acreditavam que o Flamengo poderia disputar esse título ou até mesmo que jogaria a próxima Copa Libertadores. Mas conseguimos superar essas desconfianças e hoje estamos aqui em condições de ficar com a taça. Realmente existe a ansiedade, que é bem diferente da euforia. Mas o nosso grupo é experiente, conta com profissionais sérios, e sabemos que isso precisa ser bem administrado, pois teremos um grande rival pela frente", disse Andrade.
Os elogios que Andrade fez ao Grêmio são compartilhados pelos jogadores do Flamengo, que garantem não acreditar na possibilidade de os gremistas facilitarem a tarefa dos cariocas apenas para prejudicar o Internacional.
"O Grêmio conta com profissionais sérios do outro lado do campo e que pretendem honrar a camisa do clube. Não existe isso deles quererem entregar a partida. Quando a bola começa a rolar, o jogador pensa apenas em marcar gol, neutralizar o rival e conquistar a vitória. Aqui no Flamengo estamos nos preparando para enfrentar um grande rival", disse o zagueiro Ronaldo Angelim.
Como todo clima de decisão, a partida deste domingo também tem uma pitada de mistério. No Flamengo, Andrade se nega a divulgar a escalação e garante que pode surpreender colocando uma time mais ofensivo. Isso tudo porque não poderá contar com o zagueiro Álvaro, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians. Mas ao que tudo indica, David ficará com a vaga. O atacante Adriano, recuperado de uma queimadura no pé, vai a campo.
Se Andrade tem o time encaminhado, no Grêmio a escalação é mistério total, com o técnico Marcelo Rospide chegando a falar que vai contar com a ajuda da diretoria para definir os titulares. A equipe será divulgada apenas minutos antes do confronto, mas tudo indica que o time deverá ter somente quatro titulares. Seriam o lateral Mário Fernandes, os volantes Fábio Santos e Adilson e o meia Douglas Costa.
Os zagueiros Réver, com fadiga muscular na coxa, e Rafael Marques, que sente a virilha, não devem atuar. O mesmo ocorre com Fábio Rochemback, suspenso. O meia Tcheco não jogará mais pelo clube e Souza, após a declarações polêmicas de domingo, ficará fora por decisão da diretoria. O goleiro Victor e o atacante Maxi López também devem ser poupados.
"Estão colocando muita responsabilidade em cima do Grêmio. A obrigação é do Inter vencer seu jogo, e a gente tem que fazer o nosso jogo", comentou o meia Souza.
As declarações e o mistério feitos no Olímpico colaboraram para aumentar a celeuma. A confirmação de quem viajaria ao Rio de Janeiro saiu somente no sábado pela manhã. Desde sexta-feira, os jogadores estão proibidos de dar entrevistas, evitando aumentar a bola de neve que envolve nos últimos dias.
"Não existe a possibilidade de entrar em um jogo para perder. Agora a sorte fica lançada também, do outro lado tem um grande time", esclareceu o interino Marcelo Rospide.
Um atenuante para a situação incômoda está na campanha gremista como visitante. O time conquistou somente uma vitória, contra o rebaixado Náutico. Por isso, uma derrota para o líder da competição em um estádio lotado não seria um resultado estranho.
Apesar desta situação os gremistas garantem o máximo de empenho contra os cariocas para mostrarem que ninguém pretende facilitar as coisas para o Flamengo.
"Na minha cabeça só passa fazer a minha parte. Represento o Grêmio e estou apto para fazer o meu melhor. Minha parte é defender as cores do Grêmio. Será assim aonde eu for", garantiu Adilson.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO-RJ X GRÊMIO-RS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de dezembro de 2009 (Domingo)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim, e Juan; Aírton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano
Técnico: Andrade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Willian Thiego, Léo e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Róberson
Técnico: Marcelo Rospide