Joana Tiso, Patrícia Trindade
postado em 07/12/2009 08:55
Rio de Janeiro ; Um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 19 gols, Adriano passou em branco diante do Grêmio, mas foi decisivo na campanha vencedora do Flamengo. Quando o árbitro determinou o fim do partida, o Imperador caiu no choro. ;O sentimento é de felicidade. Cumpri o que queria na vida. Estou meio sem acreditar que tudo isso está acontecendo. O grupo está de parabéns, pois conseguimos dar a volta por cima;, vibrou.O atacante admitiu a ansiedade do time, o que, de acordo com ele, atrapalhou o rendimento. ;Mas isso faz parte. O Flamengo já vinha mostrando seu valor no segundo turno. Ficamos nervosos e perdemos a concentração no início. No segundo tempo, melhoramos 100%;, avaliou. ;Foi o primeiro título de alguns garotos. Eu voltei ao Brasil muito mal e fiquei parado 40 dias. Consegui voltar a sorrir. Esse título é muito importante. Alguns não acreditavam mais em mim. Fui criticado no começo. Mas graças a Deus eu estou aqui hoje (ontem). Merecemos de verdade, pelo segundo turno. Espero que a torcida possa aproveitar bastante.;
Adriano fez questão de destacar o trabalho do técnico Andrade. ;Ele merece esse título. É uma pessoa que sempre acreditou em mim;, afirmou ele, que disse estar na mira de outros clubes. ;Propostas eu tenho muitas, mas o que importa hoje é a minha felicidade. Tudo o que eu fizer vai ser muito bem pensado. Se tiver que sair, vou deixar meu afeto, porque o Flamengo é a minha casa. Não adianta sair e se arrepender. Para mim, dinheiro não está em primeiro lugar. Vou consultar a minha família primeiro.;
Andrade, por sua vez, ressaltou que no Flamengo nada é fácil. ;Foi uma conquista justa, de um time mais equilibrado. Todos tiveram a chance e não conseguiram. Na vez dele, o Flamengo fez a sua parte. Todos achavam que nosso time era o azarão. Corremos por fora. Quando notaram o Flamengo, já era tarde;, disse.
Já Petkovic elogiou o elenco. ;Este ano para mim foi maravilhoso, inesquecível. Falam que eu cheguei e levantei esse grupo, mas não é verdade. Foi esse grupo que me levantou.;
Grêmio contrata Silas e Paulo Paixão
; Poucos minutos após a derrota para o Flamengo, o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, anunciou a comissão técnica para 2010. Ela terá como técnico Silas, comandante do Avaí no Campeonato Brasileiro. A preparação física ficará a cargo de Paulo Paixão, que também trabalha com Dunga na Seleção.
Uma vez Flamengo...
"Um grupo de qualidade junto com um treinador assim tinha que dar certo. Parabéns a todos os rubro-negros. A torcida do Flamengo merece.;
Zico, ex-meia do Fla
;O Flamengo para mim representa tudo. Quando eu era criança, sonhava em ser titular do Flamengo, consegui isso, consegui os melhores títulos, e então o Flamengo abraçou não só a mim como a toda a minha família.;
Adílio,ex-meia do Fla
Do sofrimento à festa
Vagner Vargas
A Praça do DI, em Taguatinga, virou reduto flamenguista na capital federal. Tomados pela torcida rubro-negra, os bares do local viraram palco de uma grande festa em vermelho e preto, comemorando o título do Campeonato Brasileiro depois de 17 anos de jejum. Minutos antes do começo do jogo, o clima entre os presentes era de festa, mas, assim que a bola rolou, foi substituído pela tensão.
A expectativa era de que o Grêmio facilitaria a partida para prejudicar o rival Internacional. Depois do gol gremista, silêncio total entre as centenas de torcedores. ;Não é possível que o Grêmio não vai entregar este jogo;, comentou um torcedor. Passado o susto, a torcida voltou a cantar e logo vibrou muito com o gol de empate. Gritavam ;ô, ô, ô, vamos virar Mengo;.
Com o gol de Ronaldo Angelim, as comemorações tomaram conta das ruas. Das gargantas da esmagadora maioria só saía o hino do clube e o grito de ;é campeão;.
Na 311/312 Sul, centenas de flamenguistas fecharam a comercial para festejar. Aos 17 anos, Matheus Bernardo de Araújo ainda não acreditava na conquista. ;Acho que estou sonhando. Este é um momento histórico e esta festa não tem hora para terminar;, comemorou.
Zagueiros decisivos
Rio ; Um dos heróis do título, o zagueiro David, de 22 anos, levantou a taça pela primeira vez. Ele substituiu o xerife Álvaro, suspenso, e marcou o gol do empate. ;A bola sobrou na área e chutei forte no canto. Foi o gol da reação e na garra. Mas foi o grupo que reagiu. É uma sensação incrível. Estou muito feliz. Dedico esse gol aos meus familiares, aos amigos e ao pessoal da minha cidade natal, Guarulhos (SP);, disse David, que pertence ao Panathinaikos, da Grécia.
Outro iluminado foi Ronaldo Angelim, autor do gol da vitória. ;Estou pensando em minha cidade, no meu povo. O Pet bate muito bem a bola no escanteio. Tive a sorte de subir e testar para o gol. Queria dedicar o título aos meus familiares. Estou bastante feliz;, disse.