postado em 08/12/2009 19:40
Em uma verdadeira 'batalha de gigantes', o Bayern de Munique (Alemanha) goleou nesta terça-feira a Juventus (Itália) por 4 x 1, em plena Turim, e garantiu um lugar entre os 16 classificados às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. De quebra, os alemães decretaram a eliminação precoce da equipe de Diego, que irá disputar a Liga Europa.
Com o resultado positivo na Itália, o Bayern de Munique chegou aos dez pontos e roubou a segunda vaga da Juventus, que terminou a fase de grupos estacionada nos oito tentos. O fracasso da equipe de Turim acabou concretizado pela surpreendente campanha do Bordeaux.
Também nesta terça-feira, o time francês derrotou o Maccabi Haifa por 1 x 0, gol do brasileiro Jussiê, em Israel, e sacramentou a liderança do grupo A, com impressionantes 16 pontos. Em contrapartida, os israelenses encerraram a campanha sem somar tentos, sendo derrotados em todas as seis partidas da fase de classificação da Champions.
Após o apito inicial, a Juventus não parecia ter um destino indigesto nesta etapa da Liga dos Campeões. Logo aos 19 minutos, o francês David Trezeguet abriu o marcador para os italianos e aproximou a equipe dos brasileiros Diego e Felipe Melo da fase de mata-mata do maior torneio europeu de clubes.
Entretanto, o gol da Juventus não intimidou o experiente time do Bayern, que cresceu na partida e empatou aos 30 minutos, quando o veterano goleiro Hans-Jorg Butt cobrou penalidade e decretou a igualdade em Turim. A partida permaneceu equilibrada até o final do primeiro tempo, embora o resultado ainda favorecesse os italianos na briga direta pelo segundo lugar.
Os visitantes retornaram melhor ao segundo tempo e viraram o marcador logo aos sete minutos, quando o croata Ivica Olic aproveitou chance e calou o Estádio Olímpico de Turim. Acuada com o gol dos alemães, a Juventus caiu de rendimento e viu o Bayern de Munique definir o confronto e decretar a eliminação dos alvinegros aos 38.
O atacante da seleção alemã Mario Gómez mostrou o 'faro de artilheiro' e marcou o terceiro. Porém, o vexame da Juventus ainda teria mais um capítulo. Nos acréscimos, o ucraniano Anatoliy Timoschuk sentenciou a melancólica eliminação do clube mais vitorioso do futebol italiano. Festa, regrada a muita cerveja, na Baviera.