postado em 08/12/2009 19:41
Mesmo sem o contundido Kaká, o Real Madrid não teve dificuldade para bater o Olympique de Marselha por 3 x 1, nesta terça-feira, e se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Com dois gols, Cristiano Ronaldo - que reencontrou o algoz Diawara, responsável por sua última contusão - ajudou também o Milan a avançar com o fraco empate por 1 x 1 diante do último colocado Zurique.
Os resultados mantiveram o Real como ponteiro do Grupo C, agora com 13 pontos conquistados, quatro a mais que o vice-líder Milan. O Olympique termina em terceiro, com sete pontos, e passará a disputar a Liga Europa. Já o Zurique dá adeus ao torneio como lanterna do grupo, ao somar quatro pontos.
Cristiano Ronaldo abriu a contagem da partida com um golaço aos cinco minutos do primeiro tempo. O atacante português cobrou a primeira falta do jogo com perfeição, no canto direito do goleiro Mandanda, e pôs o Real Madrid na frente do marcador logo no início do duelo em território francês.
A vantagem madrilenha durou bem pouco. Seis minutos mais tarde, o placar foi movimentado novamente, desta vez pelo time da casa. O atacante argentino Lucho González aproveitou rebote após bate-rebate na área e chutou forte no canto direito de Casillas, empatando para o Olympique.
O jogo continuou em ritmo acelerado até a hora do intervalo. Prova disso foi o gol anulado do atacante brasileiro Brandão aos 16 minutos. Doze minutos depois, Higuaín, Pepe e Sergio Ramos também tentaram marcar o segundo, e o rebote sobrou para Cristiano Ronaldo, que cabeceou a bola na trave.
Enquanto isso, o Zurique abria o placar na Suíça, para festa da torcida local no Estádio Velódrome. Este resultado permitiria a classificação de Real e Olympique juntos em caso de vitória do time francês. Quem pressionou foram os visitantes, porém, com pelo menos duas boas oportunidades desperdiçadas.
No retorno do intervalo, uma dividida de cabeça entre Cristiano Ronaldo e Diawara deixou o português reclamando no chão. No jogo de ida entre Real e Olympique, uma entrada mais dura do zagueiro lesionou o tornozelo do atacante madridista, que ficou fora dos gramados por um longo período.
Aos 12 minutos do segundo tempo, Higuaín recebeu no meio-campo e inverteu a jogada em um longo lançamento para o lateral esquerdo brasileiro Marcelo, que invadiu a área e foi parado apenas pelo goleiro, que espalmou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Albiol aproveitou desvio de cabeça e chutou com força no canto direito para ampliar a vantagem blanca no placar.
Com 20 minutos, Casillas quase complicou a vida do Real. O arqueiro saiu erradamente do gol e cometeu pênalti em Niang, que na queda machucou o braço esquerdo e foi substituído. Lucho González pegou a bola e partiu para a cobrança, mas carimbou o travessão e perdeu a chance de igualar o placar.
Restando dez minutos para terminar o tempo regulamentar, Cristiano Ronaldo chegou ao ataque, dividiu com o arqueiro, levantou-se e encontrou o gol livre para tocar para a rede e definir o triunfo do Real.
Milan empata e segue na Liga
No outro jogo do dia, o Milan empatou por 1 x 1 com o Zurique e também garantiu sua classificação para a fase mata-mata. Jogando na Suíça, a equipe italiana saiu atrás, com gol de Gajic aos 29 minutos do primeiro tempo, mas se recuperou na segunda etapa e garantiu o suficiente para se classificar.
Quando o jogo se encaminhava para uma definição, Borrielo foi derrubado na área por Rochat, ganhou pênalti e ainda provocou a expulsão do defensor. O meia-atacante brasileiro Ronaldinho Gaúcho cobrou firme no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Leoni, que arriscou o lado contrário.