postado em 09/12/2009 09:46
Pela primeira vez na atual edição da NBA, todas as franquias que contam com jogadores brasileiros foram derrotadas na mesma noite. Nesta terça-feira, Denver Nuggets e Cleveland Cavaliers, pelos quais Nenê Hilário e Anderson Varejão não brilharam, viram cair uma invencibilidade de quatro rodadas. Lesionado, Leandrinho Barbosa assistiu de casa ao Phoenix Suns seguir em má fase.
Até o momento desta temporada, os três times de brasileiros entraram em quadra no mesmo dia por oito vezes. Nas outras sete, no máximo um entre Nuggets, Cavaliers e Suns perdeu, cenário que não se repetiu nesta terça - sempre fora de casa, o Denver tomou 107 x 95 do Charlotte Hornets, o Cleveland perdeu por 111 x 109 para o Memphis Grizzlies e o Phoenix levou 102 x 101 contra o Dallas Mavericks.
Entre as derrotas, as mais surpreendentes foram as de Nuggets e Cavs. Localizadas entre os três melhores de suas conferências, ambos só venciam há quatro jogos até a noite passada. Em Charlotte, os Hornets dominaram o garrafão através dos 16 rebotes do ala Gerald Wallace, que ainda marcou 26 pontos, e do grande trabalho de armação de Stephen Jackson, responsável por 25 pontos e seis assistências.
Com um aproveitamento de apenas 50% nos seis chutes arriscados, Nenê não chegou à casa dos dez tentos pela segunda vez seguida - só fez oito, só tendo ajudado a equipe devido aos dez rebotes agarrados, todos defensivos. Maior pontuador da liga, Carmelo Anthony seguiu bem com 36 unidades, mas sentiu a falta do apagado Chancey Billups, autor de 14.
Em Memphis, assim como Anthony LeBron James correspondeu às expectativas e assegurou 43 pontos, além de ter pegado 13 rebotes. Nada disso, porém, foi suficiente para evitar o revés dos Cavaliers, que no último lance tiveram a chance para virar o placar justamente com seu astro, que se equivocou em bola de três. Novamente reserva, Anderson Varejão foi discreto, limitado a cinco pontos e seis rebotes.
Suns seguem mal sem Leandrinho: Já não parece apenas uma simples coincidência. Por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo, Leandrinho não entrou em quadra pela quinta partida consecutiva e nelas viu o Phoenix Suns perder quatro. A última decepção veio contra o Dallas Mavericks, que igualou o retrospecto do rival e agora divide a terceira colocação da Oeste.
Embora as médias que o brasileiro, cujo retorno deve acontecer em duas semanas, vinha colecionando não fossem brilhantes - 11,6 pontos e duas assistências -, sua velocidade saindo da suplência mostrava-se importante para os representantes do Arizona. Nas últimas cinco rodadas, eles têm marcado 98,6 pontos a cada noite, número bem baixo para o time que tinha o melhor ataque da NBA e era o líder de sua conferência com apenas três reveses antes de entrar nessa má fase.
Confira todos os resultados da NBA nesta terça-feira:
Charlotte Bobcats 107 x 95 Denver Nuggets
Memphis Grizzlies 111 x 109 Cleveland Cavaliers
Dallas Mavericks 102 x 101 Phoenix Suns
Los Angeles Clippers 86 x 97 Orlando Magic
New Orleans Hornets 106 x 104 Sacramento Kings
Chicago Bulls 101 x 103 New Jersey Nets
Boston Celtics 98 x 89 Milwaukee Bucks