postado em 09/12/2009 13:23
Um dos quatro empresários interessados em adquirir a equipe Renault é mesmo Gerard Lopez. Dono do Genii Capital, fundo de investimentos sediado no Luxemburgo, ele admitiu nesta quarta-feira que está negociando para se tornar acionista majoritário do time, que, mesmo nesse caso poderia seguir correndo na Fórmula 1 sob o nome dos franceses.
"Acreditamos haver uma chance de entrar no esporte e construir uma plataforma que o reinventará. Não é uma época de incertezas, e sim de mudanças", analisou Lopez, que pode se instalar na Fórmula 1 pouco após BMW, Toyota e Honda encerrarem suas atividades. Outra grande montadora, nesse contexto, pode seguir o mesmo caminho, sendo que uma decisão, segundo Bernie Ecclestone informou ao jornal The Times, deve sair nos "próximos dez dias".
Nessa entrevista, o chefe comercial da categoria ainda revelou que são quatro as empresas candidatas a adquirir ações da Renault - duas são conhecidas, o Genii e a Prodrive, empresa britânica de engenharia automotiva comandada por David Richards, ex-diretor de Benneton e BAR.
Embora tenha menos experiência em corridas que o concorrente, Lopez aparece como favorito para vencer a disputa, segundo a revista britânica Autosport. Se esse cenário for confirmado, ele compraria 75% das ações do time, manteria o nome Renault e seguiria competindo com motores da montadora pelo menos até 2012.
"Nós vemos todo esse ambiente nos proporcionado uma oportunidade", continuou o empresário, que concedeu entrevista coletiva em Mônaco nesta quarta. "Já estivemos ligados à Fórmula 1 por algum tempo através de amigos, mas nunca havíamos pensado em construir um envolvimento maior. A situação agora se alterou e favorece novos times e novos investidores".