postado em 10/12/2009 18:53
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou pesadamente o Coritiba nesta quinta-feira, por conta dos incidentes registrados após o empate por 1 x 1 com o Coritiba no domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Caso seja punido com rigor máximo, o clube paranaense pode ficar sem atuar no Estádio Couto Pereira em 2010.
Na ocasião, centenas de torcedores invadiram o gramado e agrediram jogadores, árbitros, seguranças e policiais, deixando 17 pessoas feridas. A arena foi interditada preventivamente pelo STJD. O clube terá de comparecer ao tribunal na próxima quinta-feira para se defender, em julgamento marcado para as 17 horas (de Brasília).
A procuradoria não poupou, denunciando o clube três vezes em três artigos diferentes do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As penas são cumulativas, o que pode fazer com que o Coxa seja punido com perda de 30 mando de jogos, além de multa de R$ 360 mil.
Como as penas são cumpridas em competições da CBF, o clube ficaria sem atuar em casa na Copa do Brasil e Série B do Brasileirão.
O Coritiba responderá pelo artigo 213, por deixar de tomar medidas capazes de prevenir e reprimir desordens; 211, por deixar de manter o local com infraestrutura necessária a assegurar segurança, e 233, por deixar de cumprir obrigação legal por fato ligado ao desporto - este último está relacionado ao descumprimento do Estatuto do Torcedor.