postado em 11/12/2009 14:03
A renovação de contrato do técnico Estevam Soares, que foi definida na noite de quinta-feira, deverá agilizar as negociações do Botafogo tanto para a contratação de reforços, como para a redução de elenco e permanência das peças que interessam à comissão técnica. Isso porque os dirigentes estavam receosos de fecharem alguns compromissos sem saberem se o treinador daria o aval. Como um novo técnico não foi contratado, o processo será ainda mais rápido, pois Estevam já tinha passado para a diretoria suas preferências. Uma lista com cerca de 30 nomes foi repassada para André Silva, vice-presidente de futebol do Alvinegro, para que ele busque opções no mercado.
Um exemplo claro deve acontecer no fim de semana, com o anúncio oficial da contratação do atacante Dodô. O jogador, que foi liberado para voltar a atuar em novembro, quando terminou suspensão por doping, já acertou as bases salariais com o Glorioso, mas como a permanência de Estevam, que aprovou a sua contratação, não estava definida, o assunto ficou em banho-maria. Com a renovação de contrato do técnico, o destino do artilheiro dos gols bonitos deverá ser mesmo General Severiano. Principalmente porque Reinaldo, principal nome do ataque em termos de reforços para 2009, não deverá permanecer.
"Até agora não houve evolução na negociação para a renovação de contrato. Recebi algumas sondagens, mas estou esperando pelo Botafogo, pois tenho muita gratidão pelo clube. A experiência que tenho no futebol, porém, está indicando que não devo ficar. Mas no futebol tudo pode mudar e ainda estou na expectativa de um fato novo acontecer. Independentemente disso tenho muito carinho pelo clube e sou grato a todos lá dentro", disse Reinaldo.
Outros reforços que contam com o aval de Estevam Soares e que podem ser contratados são o zagueiro Durval e o volante Andrade, que participaram da campanha do rebaixamento do Sport, e o lateral direito Patric, do Náutico. Os três foram indicados pelo treinador. Desses, Andrade é o que está mais perto de assinar, pois tem o desejo de jogar no futebol carioca. Patric também foi sondado e gostou da proposta feita pelos botafoguenses. Já Durval ainda não acertou e o interesse do Santos pode acabar prejudicando os planos do Glorioso.
Um nome que vem aos poucos sendo colocado em pauta no Botafogo é o do meia Maicosuel, que recentemente deixou o próprio Glorioso para jogar pelo Hoffenheim, da Alemanha. A família do atleta está encontrando dificuldades para se adaptar ao país europeu e isso poderia facilitar o retorno ao Brasil.
Em termos de renovações de contrato e de dispensas, o clube espera acertar até a próxima semana a prorrogação dos empréstimos do zagueiro Wellington, que tem direitos federativos ligados ao Cruzeiro, e do lateral esquerdo Diego, que é ligado ao Barueri. Os dois contam com a confiança de Estevam Soares. Já o goleiro uruguaio Castillo, que não vinha sendo aproveitado pelo treinador, será negociado. Outro goleiro do elenco, Flávio, retornou para o Cruzeiro, já que estava emprestado até o fim de dezembro.
Para que o clube tenha mais sucesso nestas negociações, André Silva, que está à frente do processo, contará com o apoio do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro e de Ricardo Rotenberg, que foi colaborador do departamento de futebol na gestão de Bebeto de Freitas. Eles retornariam ao clube atendendo a um pedido de Maurício Assumpção.
Ainda em termos de bastidores, o clube demitiu Márcio Touson, que foi coordenador de futebol do Botafogo nos últimos anos. Ele vinha se desgastando com alguns jogadores e durante o Campeonato Brasileiro chegou a se envolver em um tumulto com o meia Jônatas.