Superesportes

Grêmio comemora 26 anos da conquista do Mundial

postado em 11/12/2009 15:24
Há exatos 26 anos, o Tricolor Gaúcho ganhava o mundo. Em 11 de dezembro de 1983, o Grêmio, campeão da Taça Libertadores, vencia o Hamburgo, da Alemanha, que havia ganho a Liga dos Campeões. No Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, o clube gaúcho fez 2 x 1 no rival e se sagrou campeão mundial.

A equipe comandada por Valdir Espinoza e que tinha em seu plantel Mário Sérgio, Paulo César Caju e Renato Gaúcho, entre outros, só foi conseguir a conquista na prorrogação, depois de sofrer o empate no final do confronto. Com dois gols de Renato, a festa pôde, então, ser iniciada em Porto Alegre.

Renato Gaúcho abriu o placar para o Grêmio aos 37 minutos do primeiro tempo, quando Caju lançou o atacante pela direita em contra-ataque. O craque invadiu a área, cortou o zagueiro duas vezes e bateu cruzado, vencendo o goleiro Stein. Aos 40 do segundo tempo, Schroeder igualou o marcador, após cobrança de falta na área. Em bola tocada de cabeça, ele dominou no miolo da zaga e bateu para as redes.

Já na prorrogação, o gol da conquista não demorou a sair. Aos três minutos, Caio recebeu pela esquerda, cruzou na área e a bola caiu nos pés de Renato Gaúcho, que fez o corte e bateu forte de perna esquerda. O título Mundial estava confirmado, com um elenco que ficou marcado na história do clube.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 2 x 1 HAMBURGO

Local: Estádio Nacional de Tóquio, no Japão
Data: 11 de dezembro de 1983
Horário: 00h00 (de Brasília)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Assistentes: Toshikazu Sano e Shizuhasu Nakamichi (ambos do Japão)

GRÊMIO: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Mário Sérgio, Renato Gaúcho, Tarciso e Paulo César Caju (Caio)
Técnico: Valdir Espinosa

HAMBURGO: Stein; Wehmeyer, Hieronymus, Jacobs, Schroeder, Groh, Rolff, Magath, Hartwig, Hansen, Wuttke
Técnico: Ernst Happel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação