São Paulo ; Depois de perder Dorival Júnior para o Santos, o Vasco está próximo de acertar com um novo comandante para 2010. Nesta sexta-feira, o Gigante da Colina praticamente finalizou os detalhes para anunciar Vágner Mancini como capitão da nau vascaína, logo no ano do retorno à elite do futebol nacional. O treinador vai se reunir neste sábado novamente com a alta cúpula do clube para acertar as últimas pendências do contrato.
"Estamos conversando ainda com ele, mas não dá para dizer que está certo. Amanhã (sábado) chegaremos, se possível, a um acordo, pois estamos trabalhando para isso e queremos definir o mais rapidamente possível. A princípio, será o Mancini, sim. Esperaremos até o fim de semana para definir", afirmou o gerente de Futebol do Vasco, Rodrigo Caetano.
O Vasco iniciou as conversas com Vágner Mancini durante a premiação dos melhores do ano, concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última segunda-feira. O clube carioca está sem treinador desde o término da brilhante campanha no Campeonato Brasileiro da Série B, em que o clube garantiu o título e voltou à primeira divisão.
Diversos nomes foram cogitados para continuar o processo de reestruturação no Vasco. Tite, sem clube após ser demitido do Internacional, Antônio Carlos Zago, comandante do São Caetano, e Ney Franco, rebaixado com o Coritiba, foram consultados, mas descartados depois do primeiro contato com Mancini, que virou prioridade para o clube.
Currículo
Caso finalize o acordo, Vágner Mancini comandará a sétima equipe na carreira. O treinador iniciou sua trajetória na modesta São Carlense, equipe paulista das divisões menores. O ex-jogador de meio-campo ganhou projeção no comando do Paulista de Jundiaí, pelo qual venceu a Copa do Brasil de 2005, superando o Fluminense na decisão, em pleno Rio de Janeiro.
Mancini teve uma rápida história no Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, antes de retornar ao Brasil e comandar o Grêmio. No tricolor gaúcho, mais uma passagem meteórica: dirigiu o clube por apenas seis partidas oficiais.
Após saída do Olímpico, o técnico passou pelo Vitória e se recuperou ao conquistar o Campeonato Baiano de 2008. Mancini também comandou o Santos e acabou derrotado pelo Corinthians na decisão do Paulista desta temporada. Após deixar a Vila Belmiro, retornou ao rubro-negro baiano.