postado em 12/12/2009 13:25
O Universo/BRB/Financeira/Brasília conquistou neste sábado mais uma vitória no Novo Basquete Brasil (NBB). Fora de casa, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira derrotou o Pitágoras/Minas Tênis Clube por 91 x 89, em um confronto que só foi decidido nos últimos segundos. A equipe do Distrito Federal segue invicta na competição, com sete vitórias.
Os dois maiores pontuadores da partida são da equipe de Belo Horizonte. O argentino Sucatzky e Drudi marcaram 23 pontos cada e foram os principais responsáveis pelo grande equilíbrio em quadra. Pelo lado de Brasília, o cestinha foi Alex, com 19 pontos. No entanto, o trunfo da equipe foi ter cinco jogadores marcando mais do que dez tentos cada.
O primeiro tempo foi amplamente dominado pela equipe visitante. Apostando em um basquete de velocidade, na boa presença de Guilherme Giovannoni no garrafão e os bons arremessos de campo de Alex, Brasília abriu com facilidade larga vantagem no placar, terminando o primeiro quarto de partida vencendo por 32 x 14.
O segundo período, ao contrário, teve uma grande atuação de Minas. Com cinco acertos nos chutes de três pontos - três do norte-americano Jeffries e de Sucatzky - os donos da casa deixaram o jogo parelho novamente e chegaram a comandar o marcador antes do cronômetro zerar, com placar a favor de Brasília 49 x 47.
As duas equipes voltaram do intervalo bem ligadas e fizeram um terceiro quarto de alto nível. Brasília chegou a abrir vantagem, mas Minas se recuperou, voltou a apostar nos chutes de três pontos dos estrangeiros e assumiu a liderança do placar no último lance do período, indo para o quarto final do confronto, com 74 x 73 no marcador.
No último período, as duas equipes mantiveram a forte disputa pela vitória, alternando-se na liderança. Faltando menos de três minutos, Brasília apertou a defesa, acelerou os contra-ataques e conseguiu fazer a vantagem no placar pular para nove pontos. Após uma parada técnica, Minas voltou a jogar de forma superior, diminuiu a desvantagem, mas falhou no último ataquee perdeu a chance de levar o jogo para a prorrogação.