postado em 13/12/2009 15:20
A Internazionale caminha a passos largos de conquistar o penta do Campeonato Italiano. Neste domingo (13/12), a equipe de José Mourinho ficou apenas no empate por 1 x 1 com o Atalanta, fora de casa, mas aumentou ainda mais a vantagem na liderança da competição. Os nerazzurri foram auxiliados pelo arquirrival Milan, que perdeu para o Palermo por 2 x 0, em pleno estádio San Siro, e encerrou uma sequência de dez partidas invicto.
A vitória longe de Milão levou a Inter aos 36 pontos e concretizou o domínio dos comandados de Mourinho no primeiro turno do Italiano. Com o triunfo, os tetracampeões abriram cinco tentos de vantagem em relação ao Milan e seis da Juventus, derrotada neste sábado pelo surpreendente Bari por 3 x 1.
Em contrapartida, o Palermo alcançou sua segunda vitória consecutiva na competição ao superar o time de Ronaldinho Gaúcho, mas o triunfo não remete à campanha no Italiano, que segue irregular. Depois de 16 partidas, a equipe do volante brasileiro Fábio Simplício ocupa a 13ª colocação. Por outro lado, a Atalanta parece destinada a retornar à Série B, terminando o final de semana no penúltimo lugar.
Contando com Júlio César, Maicon e Lúcio entre os titulares, a Internazionale dominou completamente o confronto, mas sofreu na segunda etapa e levou o empate no final do confronto. Impondo o seu ritmo de jogo, os visitantes abriram o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. O atacante argentino Diego Milito recebeu na grande área, livrou-se de dois zagueiros e finalizou com precisão para anotar o seu décimo gol no nacional.
Os nerazurri mantiveram o ritmo ofensivo e dominaram completamente a primeira parte do jogo. Entretanto, o panorama do confronto mudou aos 19 minutos do segundo tempo, quando o meio-campista holandês Wesley Sneijder cometeu falta e recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro Nicola Rizzoli. A partir de então, o Atalanta se lançou ao ataque em busca da igualdade.
Melhor defesa do Calcio, a Internazionale falhou em um momento crucial. Depois de lançamento pela esquerda, o brasileiro Lúcio furou e apenas observou Tiribocchi chutar na saída de Júlio César, sacramentando o empate na cidade de Bergamo, para festa dos torcedores locais. Embora tenha tropeçado, a equipe de Milão manteve a liderança tranquila no Campeonato Italiano.
Milan perde invencibilidade e perde chance de encostar - O Milan desperdiçou uma grande oportunidade de incomodar a arquirrival Internazionale na liderança da Série A do Calcio. Atuando em pleno estádio San Siro, a equipe do técnico brasileiro Leonardo acabou sendo derrotada pelo placar de 2 x 0, com grande atuação do italiano Miccoli.
Invicto há dez jogos no Italiano, Leonardo optou pela escalação de Alexandre Pato no banco de reservas. Mais acuado, o Milan sofreu com a velocidade do ataque rival, especialmente nas investidas de Miccoli, Cavani e Nocerino, e pouco criou oportunidades de marcar. Com problemas no sistema defensivo, especialmente pelo lado direito com Antonini, os mandantes foram surpreendidos aos quatro minutos do segundo tempo.
Miccoli recebeu pela ponta direita, invadiu a área e chutou forte no canto esquerdo de Dida, que não pôde fazer nada para evitar o tento. O gol animou os visitantes, que seguiram apostando na velocidade pelas pontas. A estratégia surtiu o resultado e o Palermo definiu o confronto aos 17, quando Bresciano pegou sobra dentro da área e estufou as redes.
A partir de então, Leonardo colocou Pato no jogo e aumentou o poderio ofensivo do Milan. Os donos da casa pressionaram o Palermo até o apito final, mas pecaram nos arremates. Por outro lado, o Palermo retraiu-se no campo defensivo e contou com grande atuação do goleiro Sirigu para manter o resultado. Fracasso dos rossoneri para felicidade da Inter.
Confira os jogos da 13ª rodada do Campeonato Italiano
Sábado
Cagliari 3 x 3 Napoli
Bari 3 x 1 Juventus
Domingo
Lazio 1 x 0 Genoa
Milan 0 x 2 Palermo
Siena 2 x 1 Udinese
Atalanta 1 x 1 Internazionale
Catania 0 x 1 Livorno
Parma 2 x 1 Bologna
Chievo 2 x 1 Fiorentina
Sampdoria x Roma - às 17h45