postado em 13/12/2009 18:22
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de 2009 chega ao seu final coroado pela prova mais disputada da temporada, indicando na emocionante vitória de Roberval Andrade (Scania) o campeão do 14; ano da categoria: o paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) da equipe RM Competições Volkswagen.É o segundo título do piloto que veio da F-indy em 2005 e fez três temporadas inteiras na F-Truck sagrando-se campeão também em 2007. ;Estou muito contente com o título. Foi uma das corridas mais complicadas da minha vida. Fiquei o tempo todo entre estar com o título na mão e perder a qualquer momento. Quando estava em quarto, eu era o campeão, mas se caísse para quinto, com o Cirino (Wellington) vencendo eu estaria fora da disputa;, contou o campeão, das angústias pela qual passou na prova.
Os momentos angustiantes de Felipe na verdade duraram quase que a corrida toda, num total de 27 voltas das 34 percorridas. O alívio só veio com a quebra do equipamento de Cirino, que abandonou a prova na 27; volta. Mesmo assim a corrida continuou agitada e com alternâncias de posições no pelotão da frente. Antes, Felipe ainda tinha seu companheiro de equipe Valmir Benavides como concorrente, que em desvantagem por largar na 24; posição (foi penalizado na tomada de tempo de sábado por queima de radar) vinha fazendo uma boa corrida de recuperação. Mas Benavides voltou a sofrer com a falta de sorte na quebra de um sensor que tirou completamente o desempenho de seu caminhão na 14; volta. As quebras ainda pegaram o goiano Leandro Reis (Scania) que se segurou na segunda posição na prova durante 17 voltas, o paulista Vinicius Ramires (Mercedes-Benz), o pernambucano Beto Monteiro (Iveco), o paranaense Leandro Totti (Ford), o gaúcho Regis Boessio (Volvo), os paulistas Adilson Cajuru (Iveco) e José Cangueiro (Mercedes-Benz) e o goiano Zé Maria Reis (Scania).
Antes da quebra de Cirino, a Mercedes-Benz parecia estar prestes a marcar mais uma dobradinha no ano (seria a terceira). Cirino e seu companheiro de equipe Geraldo Piquet se mantiveram em primeiro e segundo durante dez voltas. Foi quando aconteceu o furacão Roberval Andrade, que vindo da 18; posição no grid de largada veio atropelando todos os concorrentes e ganhando posições a toda volta. ;Na primeira parte eu ainda fui mais conservador, mas depois que tive que reparar o problema hidráulico no meu caminhão, pedi permissão para a equipe para ir para o tudo ou nada. Poderia ter quebrado, mas fui feliz na opção;, comemorou Roberval Andrade.
Na sua despedida da pista o sorocabano Djalma Fogaça (Ford) que garantiu que no ano que vem passa a ser apenas o dono da equipe DF Motorsport, terminou sua carreira de piloto em alto estilo. Ele foi uma das estrelas da prova largando na 19; posição e passando em quinto na 23; volta, pressionando o Volkswagen de Renato Martins. ;Eu estava tranqüilo atrás do Felipe, fazendo o papel de escudeiro do meu companheiro para ele continuar em quarto na corrida, quando vi o cabeção (apelido do Fogaça entre os pilotos) já no final da corrida;, brincou Renato Martins na coletiva de imprensa. Fogaça se despediu emocionado, lembrando que foi terceiro colocado em Brasília, mesma posição marcada na sua estréia na F-Truck em 1997 em Tarumã, RS. ;Considero-me abençoado por Deus por tudo que o automobilismo me deu até hoje;, finalizou Djalma Fogaça, um dos pilotos de mais vitórias e títulos do país.
Classificação da 10; etapa do Brasileiro de F-Truck: 1) Roberval Andrade, SP (Scania); 2) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 3) Djalma Fogaça, SP (Ford); 4) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 5) Renato Martins, PR (Volkswagen); 6) Fabiano Brito, PR (Volvo); 7) Fred Marinelli, PR (Iveco); 8) Danilo Dirani, SP (Volvo); 9) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 10) Pedro Muffato, PR (Scania); 11) Adalberto Jardim, SP (Volkswagen); 12) Diumar Bueno, PR (Volvo); 13) Leandro Reis, GO (Scania); 14) Anderson Toso, RS (Ford); 15) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 16) Leandro Totti, PR (Ford); 17) João Maistro, PR (Volvo); 18) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz). Não completaram a prova: Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) ; 22 voltas; Regis Boessio, RS (Volvo) 15 vts.; Valmir Benavides, SP (Volkswagen) ; 14 vts.; Adilson cajuru, PE (Iveco) ; 13 vts.; José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) ; 6 vts.; José Maria Reis, GO (Scania) ; 5 vts.; Beto Monteiro, PE (Iveco) ; 3 voltas.