postado em 15/12/2009 19:53
O Manchester United fez a lição de casa nesta terça-feira e voltou a vencer no Campeonato Inglês. Depois de perder em pleno estádio Old Trafford para o Aston Villa no último sábado, a equipe de Alex Ferguson venceu nesta terça-feira o Wolverhampton pelo placar de 3 x 0, gols de Rooney, Vidic e Valencia, e igualou a pontuação do Chelsea, que entra em campo apenas nesta quarta-feira contra o lanterna Portsmouth, na liderança da Premier League.O reencontro com a vitória fez o Manchester alcançar os 37 pontos na tabela de classificação, equiparando-se ao Chelsea. Entretanto no primeiro critério de desempate (saldo de gols), os Blues superam os arquirrivais e terão a oportunidade de retomar a diferença de três tentos em caso de vitória diante do Portsmouth. Em contrapartida, o Wolverhampton sucumbiu à zona de rebaixamento, devido à vitória do Bolton sobre o West Ham por 2 x 1, que livrou o time do noroeste inglês da região indigesta.
Reabilitados, os Red Devils voltam a campo neste sábado, quando terão pela frente o Fulham, em Londres, a partir das 13 horas (de Brasília). Por outro lado, os Wolves buscarão o reencontro com o resultado positivo no domingo, às 11h30, diante do Burnley, dentro de casa.
Necessitando do resultado para pressionar o líder Chelsea e apimentar a Premier League neste final de ano, o Manchester United aproveitou a grande pressão da torcida em Old Trafford e adotou uma postura bem ofensiva, buscando atacar pelas pontas. Com o domínio completo da partida, os donos da casa criaram boas oportunidades, mas dependeram de um erro grotesco da defesa rival para fazer 1 x 0.
Com 30 minutos, o zagueiro Zubar tocou a bola com a mão após cobrança de escanteio de Gibson e cometeu pênalti. Na cobrança, o atacante Wayne Rooney fuzilou o goleiro norte-americano Hahnemann. Foi o 12; gol do jogador inglês na competição, tento que eleva Rooney na segunda colocação - empatado com Defoe, do Tottenham - entre os goleadores da Premiership. O líder é Drogba, do Chelsea, que assinalou 13 no torneio.
Dominando a partida, o Manchester United manteve a mesma postura ofensiva e assustava a meta dos Wolves, principalmente nas jogadas de bola aérea com Gibson. E, por intermédio desta alternativa, os Diabos Vermelhos aumentaram o marcador. Aos 43 minutos, o meia-atacante cruzou o córner na cabeça do zagueiro Vidic, que ganhou no alto da defesa rival e estufou as redes do rival.
Com uma diferença tranquila no marcador, os donos da casa retornaram ao segundo tempo mais soltos e procurando diminuir a desvantagem em relação ao Chelsea no saldo de gols desta temporada. Aos 21 minutos da segunda etapa, Valencia fechou o placar depois de aproveitar uma jogada belíssima. O equatoriano recebeu dentro da área e tocou de primeira para as redes, após um toque de ;puxeta; Berbatov.
Embalado, Aston Villa vence e sobe para terceiro
Também nesta terça-feira, o surpreendente Aston Villa, embalado pela vitória sobre o Manchester United, venceu o Sunderland por 2 a 0, fora de casa, e assumiu a terceira colocação no Campeonato Inglês. O experiente atacante Heskey e o meio-campista James Milner anotaram os gols do duelo.
Com o resultado, o Villa chegou aos 32 pontos e ultrapassou o Arsenal na tabela. Contudo, os Gunners entram em campo nesta quarta-feira para enfrentar o modesto Burnley e poderão retomar o posto na classificação. Por outro lado, o Sunderland segue estacionado nos 21 tentos e ocupando a décima posição.
Acumulando dez partidas de invencibilidade da Premier League, o Aston Villa tentará manter o excelente retrospecto no sábado, a partir das 13 horas (de Brasília), quando receberá o Stoke City, no Villa Park. Na mesma data e horário, o Sunderland terá o compromisso indigesto de encarar o Manchester City, de Robinho e Carlitos Tevez, fora de casa.
Confira os jogos válidos pela 17; rodada do Campeonato Inglês:
25 de novembro
Hull City 3 x 2 Everton
Terça-feira
Sunderland 0 x 2 Aston Villa
Birmingham 2 x 1 Blackburn
Bolton 2 x 1 West Ham United
Manchester United 3 x 0 Wolverhampton
Quarta-feira
Burnley x Arsenal - 17h45
Chelsea x Portsmouth - 17h45
Liverpool x Wigan Athletic - 18 horas
Tottenham x Manchester City- 18 horas
5 de janeiro
Stoke City x Fulham