postado em 16/12/2009 15:45
A população brasileira já pode fiscalizar os detalhes sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. Utilizando-se de um domínio provisório, o portal () disponibiliza informações sobre as 12 cidades que sediarão as partidas da maior competição do futebol mundial, focando em como e onde os investimentos federais estão sendo utilizados para construir uma estrutura condizente às proporções do torneio. O projeto de lei foi criado pelo deputado federal Silvio Torres, que busca dar transparência à organização da segunda Copa do Mundo realizada do Brasil. O portal conta com a colaboração das comissões da Câmara e do Senado, dos tribunais de contas da União, de estados e municípios. A primeira versão proporciona o Caderno de Compromissos da FIFA aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os projetos de reformas em setores fundamentais, como transporte e turismo, nas cidades de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Recife e São Paulo.
"Primeiro vamos abastecer o portal com instruções normativas que os tribunais de contas baixarão para buscar informações sobre os gastos relacionados aos preparativos do Mundial. Para tanto, existe um projeto, que determina como obrigação a todas as pessoas envolvidas com a Copa de 2014 abastecerem o portal em tempo real", explicou Torres.
Segundo o deputado, que também é presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC), os Jogos Pan-americanos de 2007 foram grande estímulo para a criação desse meio que permite a interação entre os organizadores da Copa e o povo brasileiro. "Tornou-se absolutamente imprescindível evitar a repetição daquele modelo, que implicou malversação dos recursos públicos", justificou.