postado em 17/12/2009 18:19
Depois dos jogos de quarta-feira, a Liga Europa seguiu com a última rodada da fase de grupos nesta quinta-feira. No Grupo B, três equipes ainda lutavam pelas duas vagas para seguir na competição européia, e quem se deu bem foram Valência e Lille. Os espanhóis conseguiram a liderança da chave ao baterem o Genoa por 2 x 1, enquanto os franceses não tiveram problemas para vencer o Slavia Praga por 3 x 1.
Com a necessidade apenas de um empate para garantir um lugar na próxima fase do torneio, o Valência entrou no Estádio Luigi Ferraris com o trio ofensivo formado por Joaquín, Mata e David Villa. Do outro lado, os donos da casa também contaram com um ataque forte, constituído pelos argentinos Palacio e Crespo, além do italiano Palladino.
Com ambas as equipes tendo bons ataques, chances de gols foram criadas durante a primeira etapa. Os espanhóis chegaram com perigo duas vezes, mas Villa e Joaquín não tiveram sucesso. Enquanto os italianos também assustaram em três oportunidades, duas com Marco Rossi e uma com Crespo.
Durante o primeiro tempo, tanto o técnico Unai Emery como Gasperini foram obrigados a fazer suas primeiras alterações. Marchena e Palladino se machucaram e foram substituídos por Maduro e Sculli, respectivamente.
Quando o placar parecia que ficaria zerado nos primeiros 45 minutos de jogo, o Valência chegou à abertura do marcador. Após cobrança de falta pela ala direita de campo, o lateral Bruno Saltor desviou de cabeça e encobriu o goleiro Scarpi, que estava mal posicionado.
Como apenas a vitória garantiria a classificação, o Genoa foi para cima dos visitantes na segunda etapa e, aos sete minutos, conseguiu o empate com Hernán Crespo, que dominou bem dentro da grande área e tocou a bola no meio das pernas do goleiro Moyá.
A partida seguiu movimentada e o Valência teve a chance de deixar sua torcida mais tranquila aos 40 minutos, quando Bocchetti derrubou Joaquín dentro da grande área e a penalidade máxima foi marcada. Mas, na cobrança, o artilheiro David Villa bateu para fora.
Apesar do sufoco no final da partida, os alvinegros fecharam o caixão do Genoa nos acréscimos. O goleiro Scarpi mandou todo mundo para a grande área, mas na hora do lançamento errou, e a bola sobrou para Villa, que partiu sozinho e tocou para o gol vazio.
Para garantir um lugar na segunda fase da competição, o Lille contou com o apoio de seu torcedor e, depois de pressionar no início da partida, conseguiu inaugurar o marcador aos 28 minutos, com Cabayé, batendo cruzado pela direita da grande área. No final da primeira etapa, os franceses ampliaram o placar. O artilheiro Gervinho foi o autor do gol.
No segundo tempo, os tchecos chegaram a deixar a torcida local apreensiva, diminuindo o marcador com Vlcek. Porém, os anfitriões voltaram à vantagem de dois gols pouco depois, com tento de Obraniak.
Com a vitória por 2 x 1, na Itália, o Valência chegou aos 12 pontos, garantindo a liderança do Grupo B da Liga Europa. A segunda vaga ficou com o Lille, que venceu por 3 x 1 e chegou aos dez. O Genoa deu adeus ao torneio, ficando com sete pontos. Já os tchecos ficaram em último lugar, com apenas três.