Superesportes

Marta e Cristiane deixam Pacaembu sonhando com título da Fifa

postado em 20/12/2009 20:47
A goleada do Brasil por 5 a 2 sobre o México e o consequente título do Torneio Cidade de São Paulo de futebol feminino embalaram as atacantes Marta e Cristiane para a escolha da melhor jogadora do mundo, que será anunciada pela Fifa nesta segunda-feira. Minutos após o final da partida, as duas deixaram o Pacaembu às pressas para viajar a Zurique, na Suíça, onde a cerimônia será realizada.

Ambas se dirigiram a um heliponto próximo ao estádio, onde embarcariam para Guarulhos. De lá, tomariam o avião para a capital suíça sonhando em fazer história. Para Marta, autora de três gols na decisão do torneio paulistano, é a oportunidade de ser escolhida pela quarta vez consecutiva a melhor do planeta, feito inédito no esporte.

"Isso é algo que todo mundo comenta. Seria interessante", admitiu Marta, enquanto subia rapidamente as escadas do vestiário do Pacaembu. Caso seja escolhida a número 1 de novo, ultrapassaria dois grandes ídolos do futebol: o atacante Ronaldo, eleito pela Fifa em 1996, 1997 e 2002, e o ex-meia francês Zinedine Zidane, condecorado em 1998, 2000 e 2003.

"Isso é uma coisa que a gente não tem mais acesso. O que eu tinha que fazer, já fiz, que é jogar bola", complementou a atacante, ao lado de Cristiane. Esta, por sua vez, jamais recebeu tamanha honraria da Fifa, mas tem a chance de quebrar o ;karma; de terceiro colocada, obtida nos dois últimos anos. Apesar de acompanhar de perto a boa fase da dupla, o técnico da seleção brasileira e do Santos, Kleiton Lima, prevê briga dura.

"Pelo futebol em si, são as duas melhores do mundo. Mas para a eleição, sabemos que é levado em conta o que a atleta disputou no ano. A gente sabe que o Velho Continente tem a grande porcentagem dos votos", disse, ao se referir às concorrentes: as atacantes alemãs Inka Grings e Brigit Prinz (esta eleita três vezes pela Fifa, em 2003, 2004 e 2005) e a inglesa Kelly Smith.

"Com certeza a briga vai ser com as duas alemãs, mas no futebol em si, a Marta e a Cris estão bem na frente. São espetaculares, fazem a diferença e são candidatas fortíssimas ao prêmio. Acho que vai dar Brasil", complementou Kleiton Lima, que viu a camisa 10 marcar três gols na decisão contra as mexicanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação