postado em 21/12/2009 19:09
Depois de se tornar o primeiro nadador da história a encerrar a temporada como campeão mundial e recordista dos 50m livres e dos 100m livres, César Cielo adota cautela antes de traçar novas metas para 2010. Antes de pensar em tempos mais baixos para alcançar, ele prepara a adaptação à proibição dos supermaiôs, que entrará em vigor em 1° de janeiro.
"Na verdade eu costumo sair de uma competição e já pensar na próxima. Agora que as competições oficialmente acabaram, já estou dando os primeiro passos mentais para me acostumar com a bermudinha", disse o nadador, ao Sportv . Na última semana, o nadador de Santa Bárbara D'Oeste bateu o recorde mundial dos 50m livres durante o Torneio Open, em São Paulo (SP).
"Ainda não escrevi os próximos tempos no papel, mas o objetivo é nadar o melhor possível no pan-pacífico, em agosto. No dia 15 de janeiro eu estou indo embora para os Estados Unidos de novo", afirmou Cielo, que concorre ao prêmio de atleta do ano do Troféu Brasil Olímpico. Um dos destaques no país em 2009, ele ainda serve de inspiração para outro atleta de destaque: o nadador paraolímpico Daniel Dias.
"Ele é impressionante, é um grande atleta, um grande nadador e uma grande pessoa. Sem dúvida o que ele tem feito para o Brasil não é qualque rum que faz. Procuro muito olhar a velocidade dele, que é o que eu preciso melhorar. Você vê ele nadando, é o mais rápido do planeta, eu sempre observo isso", disse Daniel Dias, que recentemente foi eleito o atleta paraolímpico do ano.
Ao contrário de Cielo, no entanto, o para-atleta já tem metas definidas: "Tem um Mundial ano que vem na Holanda, vou batalhar, treinar muito. Depois tem o Parapan-americano em 2011, e logo depois as Paraolimpíadas. Em 2008 (em Pequim, na China), consegui nove medalhas, vamos ver se consigo mais".