postado em 22/12/2009 12:28
O reconhecimento recebido por Roger Federer e Serena Williams respectivamente em suas Associações dos Tenistas Profissionais (ATP e WTA) também chegou à ITF (Federação Internacional de Tênis). Nesta terça-feira, a entidade elegeu os tenistas como campeões mundiais de 2009. Eles só receberão os prêmios em junho, no período da disputa de Roland Garros, em Paris.
Nesse esporte, ATP e WTA regem os circuitos profissionais e têm seus próprios rankings cujos líderes atualmente são Federer e Williams. Já a ITF cuida da organização de Grand Slams, Copa Davis e Jogos Olímpicos. O prêmio desta terça já havia sido concedido ao suíço em outras quatro ocasiões, enquanto que a norte-americana garantiu o bi.
"Foi um incrível ano para mim tanto dentro quanto fora da quadra", ponderou o número um do mundo, que durante a temporada ganhou Roland Garros de forma inédita e quebrou o recorde de títulos de majors estabelecido por Pete Sampras, com 15 conquistas. "Significa muito para mim ter terminado de novo no topo do ranking", emendou ele, apenas o segundo tenista da história, ao lado de Ivan Lendl, a fechar um ano na liderança da lista após tê-la perdido anteriormente.
Fora o reconhecimento individual, Serena ainda formou a melhor dupla do ano para o órgão. É a primeira vez que ela é condecorada também nessa modalidade, sendo que uma tenista não ganhava ambas as recompensas desde Martina Hingis, em 1999. Ao lado de Venus Williams, a norte-americana faturou o Aberto dos Estados Unidos, da Austrália e também Wimbledon. Entre os homens, os gêmeos ianques Bob e Mike Bryan acabaram premiados pela sexta vez, um recorde, após terem vencido o Grand Slam de Melbourne.