postado em 22/12/2009 18:25
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta terça-feira o calendário do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2010. A abertura, tanto para os homens, quanto para as mulheres será novamente em Brasília, com a competição tendo início dia 19 de abril no feminino e a disputa masculina começando no dia seguinte. A ideia é aliar o evento às comemorações do 50º aniversário da cidade, no dia 21 de abril.
Ao todo, o Circuito Mundial de 2010 terá 14 etapas para os homens e 16 para as mulheres, assim como na última temporada. A principal mudança é o aumento do número de Grand Slams - torneios com maior premiação e pontuação. Em 2009, foram quatro, Gstaad, Moscou, Marselha e Klagenfurt. Para 2010, serão seis: sai Marselha e entram Roma, Stavanger, na Noruega, e Stare Jablonki, na Polônia.
A capital italiana, que não fazia parte do calendário feminino em 2009, foi introduzida no Circuito já como Grand Slam, como forma de preparação para o Campeonato Mundial de 2011, que será disputado na cidade. A etapa de Osaka, no Japão, acabou perdendo seu lugar. Entre os homens, a etapa de Praga, que em 2009 não foi disputada por questões financeiras, chega para substituir Sanya, na China.
"A FIVB desenvolveu o calendário tentando assegurar o melhor entendimento com os torneios nacionais e continentais", disse o presidente da CBV e integrante da comissão de vôlei de praia da FIVB, Ary Graça. "Tirando agosto, todos os outros meses do calendário têm pelo menos uma semana livre para acomodar os eventos continentais e nacionais", complementou o cartola.