postado em 24/12/2009 08:25
Enquanto a maioria dos atletas da sua geração já sonham com as Olimpíadas, ele prefere focar num objetivo mais próximo da sua realidade. Afinal, cautela e disciplina são características que andam lado a lado com o nadador Pedro Henrique, de 17 anos. E depois de conseguir seu primeiro título brasileiro ; foi campeão nos 200m livre, no último fim de semana, em São Paulo. Pedro já traça seu próximo objetivo. Dessa vez, a meta é representar bem o Brasil nas Olimpíadas da Juventude, em Cingapura, em agosto. ;Era minha última chance de mostrar trabalho e tentar uma vaga nas Olimpíadas da Juventude. Fui bem focado para o campeonato e consegui;, comemora.A atuação no campeonato também deu a Pedro o troféu de melhor performance técnica na categoria Júnior 1 (16 e 17 anos). Com isso, ele assumiu a segunda vaga, das quatro existentes, para defender a seleção brasileira na tão sonhada competição. Além disso, o jovem cravou seu primeiro recorde nas piscinas. Na prova de 200m livre ele quebrou a marca estadual e do campeonato, com o tempo de 1m51s44, superando a marca de 1m52s80, de Túlio Couto. Já nos 400m livre ele fez o recorde estadual, em 3m59s80, derrubando a antiga de 4m04s de Leonardo de Deus.
Os primeiros resultados expressivos na carreira são consequência de um trabalho realizado na Vila Aquática sob o comando de Antônio Henrique Barbosa. Para Pedro, a filosofia e a forma de trabalhar os atletas foram fundamentais para que a parceria desse certo. ;O modo como ele trabalha é diferente. Ele sempre nos disse para colocar uma meta alta e acreditar que somos capazes;, relembra. E os conselhos foram seguidos. ;Coloquei na cabeça que iria às Olimpíadas da Juventude. Agora minha meta é defender a seleção e honrar essa vaga;, afirma.
Para isso, o jovem atleta não tem descanso. Os treinos diários são ensaiados em até dois turnos. Quando isso acontece, Pedro nada de madrugada, às 5h, e de tarde, depois da escola. A puxada rotina exige um preço. Saídas são praticamente proibidas. Namorada, então, nem pensar. ;Durmo cedo, treino todos os dias. Não dá para manter uma vida social.;.
Além disso, Pedro precisou abrir mão das guloseimas e seguir uma dieta nada saborosa. ;Tive que evitar tudo que é bom e parei de comer chocolate;. Mas o doce favorito foi um dos prêmios do mais novo campeão. Depois de sair da piscina com a sensação de dever cumprido, ele não se segurou e se rendeu à tentação. ;Depois que acabei de competir a primeira coisa que fiz foi comprar duas bombas de chocolate. Mas o esforço valeu a pena. Foi muita emoção ganhar a primeira medalha de ouro.;
Evolução constante
Pedro Henrique teve uma melhora absurda nas piscinas. Se antes o garoto virava os 200m livre em 2min05seg, agora ele faz a mesma distância em pouco mais de 1min51seg. Nos 400m livre a diferença também é grande. A marca que ele fazia era de 4min25seg, nove segundos a mais do que a atual. ;Evolui muito. É muito treino. Os trajes (1)também colaboram;, disfarça.
QUEM É ELE?
Nome: Pedro Henrique de França Silva Lopes Souza
Altura: 1,83m
Peso: 76kg
Nascimento: 23/11/1992
Cidade: Brasília ; DF
Principais títulos: Campeão Brasileiro 200m livre ; São Paulo Vice-campeão Brasileiro nos 400m livre ; São Paulo
1 - Peles de tubarão
As polêmicas roupas de poliuretano que ajudaram nos recordes mundiais de natação serão proibidas a partir de janeiro, conforme determinação da Fina.