Entretanto, ao que parece, as coisas agora, finalmente, estão entrando nos trilhos. Os jogadores da NBA estão de volta ao time e, nesse sentido, a eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016 encheu de gás as grandes estrelas, que sonham em competir na Cidade Maravilhosa.
Por isso mesmo, o jovem armador brasiliense Marcos Oliveira, 15 anos, mais conhecido como Pitoco, sabe que sua tarefa não é mais das mais fáceis. Afinal, assim como os jogadores tarimbados, ele sonha em participar das Olimpíadas de 2016. Mas tem noção de que, para isso, terá que treinar e se dedicar ao esporte de uma forma muito intensa.
;É um sonho que eu tenho, mas sei que é muito difícil;, admite. ;Tem muita gente boa competindo, muita gente querendo estar lá, mas vou seguir treinando cada vez mais forte e acreditando. A minha motivação é a melhor possível.;
Armador da equipe Lance Livre/Minas, Pitoco este ano chegou a ser convocado para uma seletiva para a Seleção Brasileira, mas acabou ficando pelo caminho e não conseguiu um lugar entre os 12 escolhidos. Isso, entretanto, não o desanimou. ;Agora estou na expectativa de ser convocado para a Seleção Sub-17.;
Para isso, ele segue treinando duro, uma média de quatro horas por dia, três vezes por semana. O esforço lhe rendeu uma vaga na Seleção de Brasília e com o time do DF ele conquistou vários ótimos resultados, como a medalha de ouro no 59; Campeonato Brasileiro Sub-17 ; Centro-Oeste.
Fã do armador Valtinho, do Universo, e do super astro Kobe Bryant, ala-armador dos Los Angeles Lakers, Pitoco promete se dedicar ainda mais em 2010 e, assim, seguir firme com sua meta de vestir a camisa da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2016.
Marcos Oliveira (Pitoco), armador candango
Quem é ele
Nome: Marcos Fernandes de Oliveira (Pitoco)
Data de nascimento: 27 de dezembro de 1993
Local: Brasília
Altura: 1,78m
Peso: 66kg
Posição: armador
Equipe: Lance Livre/Minas
Principais resultados em 2009:
; ouro no Campeonato Brasileiro Sub-17 ; Centro-Oeste
; ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras
; ouro na Taça Joinville de Basquete Sub-16
; quarto lugar no Campeonato Brasileiro Sub-17 ; divisão especial
Oportunidade única
Quando o Rio foi confirmado, em 2 de outubro, em Copenhague, como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, um pensamento rapidamente tomou com dos atletas que, a partir dali, passaram a fazer planos de competir nas Olimpíadas do Brasil: a disputa será enorme por um lugar na delegação. Afinal, trata-se de uma oportunidade única.
;Uma olimpíada no Brasil a gente não sabe quando é que vai ter de novo;, explica Pitoco. ;Então, essa é a chance que a gente tem. Vale a pena se dedicar, treinar duro e fazer de tudo para tentar estar lá. Eu vou me empenhar ao máximo para isso.;