postado em 26/12/2009 12:21
São Paulo (SP) - Os alunos do "Atletismo em Ação", projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Memorial do Salto Triplo, estão prontos para competir na 16ª São Silvestrinha, torneio voltado a jovens de 6 a 15 anos. O evento será realizado neste domingo, a partir das 09 horas, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo.
Os núcleos Jorge Brüder (capital paulista), Itapetininga e Lins (interior) levarão 130 participantes. A técnica Márcia Aparecida Santos treina mais de 50 alunos no Jorge Brüder, em Santo Amaro. Do total, cerca de 30 estão inscritos na competição.
Márcia disse que ânimo não falta para a garotada. "Eles ouvem 'São Silvestrinha' e já fazem uma alusão à São Silvestre. As crianças sentem-se como grandes atletas, disputando uma das maiores provas do país", afirmou.
Segundo a professora, a São Silvestrinha é o principal evento para crianças aspirantes a atletas. "É a grande festa do atletismo Pré-Mirim, Mirim e Menor. Todos correm juntos, brincam, se divertem. Não existe preconceito, apenas o verdadeiro amor que só o esporte pode proporcionar", explicou Márcia.
O torneio reúne desde jovens que já treinam em escolinhas como os que pretendem praticar a modalidade. Não é preciso ter uma marca mínima, um clube ou vestuário de competição. "Isso é muito legal. Os garotos correm descalços, se sujam, se divertem e praticam o esporte. Sempre me emociono nessa competição", afirmou Márcia.
De acordo com a técnica, o sorteio de prêmios e a distribuição de brindes também ajudaram a atrair os participantes. "Além de correr, conhecer colegas da mesma idade e brincar, a garotada ganha prêmios. Não precisa de mais nada para lotar o evento", brincou a técnica.
Márcia afirmou que o núcleo Jorge Brüder evoluiu em 2009 e a tendência é crescer ainda mais. "Graças à ajuda do 'Atletismo em Ação' conseguimos crescer e ajudar mais crianças a praticar a modalidade. Vamos ampliar nosso trabalho de formação de atletas e, acima de tudo, cidadãos", finalizou a professora, que trabalha junto com a coordenadora Esmeralda de Jesus, bicampeã pan-americana dos 100 metros rasos e do salto em distância, em Caracas/1983.
As seguintes categorias serão disputadas neste domingo: 50m para atletas de 6 e 7 anos, 60m para 8 e 9 anos, 80m para 10 e 11 anos, 100m para 12 e 13 anos, 400m para 14 anos e 600m para atletas de 15 anos - todas as provas no masculino e no feminino.