postado em 27/12/2009 11:59
A meta principal do Cruzeiro em 2010 é a Libertadores, mas o clube não deixará o Campeonato Mineiro de lado. Ele será usado para driblar o curto período de preparação da equipe que viaja à Bolívia, onde o time estreia na seletiva da competição sul-americana, em 27 de janeiro, contra o Real Potosí, na cidade de Potosí, a 3.960m de altitude.
Como os jogadores se reapresentam dia 4 de janeiro e embarcam para a Bolívia no dia 24, a comissão técnica terá apenas 20 dias para deixar o time pronto. A primeira semana de trabalhos será destinada ao condicionamento físico. Aos poucos, serão retomados os exercícios com bola. O técnico Adílson Batista só iniciará atividades técnicas e táticas a partir da segunda semana.
Para que os jogadores ganhem ritmo, o clube também deve realizar alguns jogos-treinos. "A gente está programando, porque a melhor preparação para o atleta é a situação de jogo. Acreditamos que, com dois, três jogos, eles possam ir melhorando", afirmou o preparador físico do clube, José Mário Campeiz, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Se depender de Campeiz, o time terá força máxima na estreia no Mineiro, contra o Uberlândia, no Mineirão, dia 23 de janeiro. "O jogo seria importante para que a maioria possa participar. Que participem e já vão melhorando a sua condição física. Essa seria uma boa contribuição", destacou.
A possibilidade de 'poupar' ou não jogadores só seria tomada no decorrer da temporada. "Mais para frente temos que ver como eles vão se portar. A gente sabe que o campeonato se vence com um grupo, não com 11 atletas. É importante que todos estejam em condições de jogar na hora que forem solicitados", concluiu Campeiz.