Superesportes

Atleta de 15 anos e 2,24m passará por cirurgia para poder jogar basquete

postado em 28/12/2009 15:58
Badalona (Espanha) ; O congolês Bienvenu Letuni, de 15 anos, terá um empecilho na sua busca para jogar basquete na Europa. O atleta chegou em Badalona há poucos meses procurando uma equipe para atuar, e assustou logo no desembarque pela sua estatura, de 2,24m. No entanto, após exames ficou constatado que ele precisará passar por uma complicada cirurgia para controlar o seu crescimento.

Sofrendo de gigantismo, o pivô foi encaminhado para Barcelona, onde foi descoberto um tumor em uma parte do cérebro relacionada com a glândula hipófise, uma das mais importantes do cérebro que produz vários tipos de hormônios, dentre eles, o de crescimento humano.

Letuni será operado em janeiro em uma cirurgia bastante complicada, mas que já foi realizada anteriormente com sucesso em um espanhol, Roberto Dueñas, que atuou no Barcelona-ESP de 1996 a 2005 e media 2,26m, além de Gheorge Muresan, romeno de 2,34m, que já chegou a ser draftado pela NBA, mas atuou na França e, como Dueñas, sofreu com as lesões até encerrar precocemente a carreira.

Depois da cirurgia, o congolês terá tempo suficiente para se recuperar e fará testes no DKV Joventud Badalona, realizando seu sonho e tendo, inclusive, uma bolsa de estudos para se manter na cidade. Antes, no entanto, ele atuará no Penya, uma equipe de categoria de base da cidade catalã, para comprovar que terá condições médicas e físicas para jogar basquete normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação