Superesportes

Técnico de Nadal aposta que Federer perderá liderança em 2010

postado em 29/12/2009 13:36
Toni (E) e seu sobrinho Rafael: sucesso em famíliaMadri ; Geralmente comedido e modesto em suas entrevistas, Rafael Nadal costuma ver seu tio e treinador, Toni Nadal, ousar um pouco mais quando fala à imprensa. Nesta terça-feira, por exemplo, o homem de 48 anos apostou que Roger Federer perderá a ponta do ranking masculino em 2010, embora tenha evitado prever que seu pupilo será o tenista a roubar-lhe o trono.

Na realidade, Rafa Nadal já tirou a coroa de Federer na ATP em agosto de 2008, quando com os títulos de Aberto da França e Wimbledon assumiu de forma inédita a condição de número um do mundo, encerrando um período de 237 semanas consecutivas vendo o rival no topo. Curiosamente, o suíço foi ultrapassar o jovem neste ano exatamente após realizar a mesma dobradinha nos Grand Slams do saibro e da grama e desde então lidera a lista da ATP.

"Em princípio, se tivesse que apostar por um para estar acima de todos, não o faria por Federer", confidenciou Toni, treinador do espanhol desde a infância, ao jornal El Mundo. "Não porque não tenha a qualidade suficiente, mas porque depois de tudo o que conseguiu e de ser pai de família, é difícil manter o nível de esforço exigido".

Quando o helvético se casou com Mirka Vavrinec, em abril passado, muitos preveram a decadência do tenista devido a motivos parecidos aos citados pelo treinador de Nadal. Porém, a partir disso ele ganhou dois majors para quebrar o recorde de Pete Sampras e retomar o comando do ranking, no qual tem 1.345 pontos de vantagem sobre o maiorquino.

De qualquer forma, o equilíbrio, conforme aponta Toni, tem marcado a modalidade na atualidade e a diferença de Federer até para Juan Martín del Potro, quinto colocado, não é tão grande: 3.765 pontos. "Mais gente se incorporou à zona das ;cabeças;. Del Potro, (Andy) Murray, (Novak) Djokovic (Nikolay) Davydenko, (Fernando) Verdasco, (Robin) Soderling, mais Federer, que ficará entre os cinco do mundo. Será difícil também para Rafael", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação