postado em 29/12/2009 13:43
Phoenix (EUA) ; Vivendo má fase e enfrentando um rival contra quem tem mau retrospecto recente na NBA, o Phoenix Suns tinha apenas um trunfo no qual podia confiar na noite desta segunda-feira para pegar o Los Angeles Lakers: o fator quadra. E no ginásio US Airways Center a equipe da casa conseguiu se impor com relativa facilidade e uma grande ajuda de seus reservas, vencendo por 118 x 103.Até o último dia 21, quando caíram frente ao Cleveland Cavaliers, os Suns eram os únicos invictos como mandantes da atual temporada. Contra o líder do Oeste, eles realizaram a 24; partida no Arizona e ganharam pela 12; vez - haviam sido surpreendidos na última quarta pelo Oklahoma City Thunder. Derrotas inesperadas como essa fizeram o time despencar para a quarta posição da conferência, sendo que nove de seus 12 resultados negativos no total vieram em dezembro.
Coincidência ou não, neste mês o Phoenix só vem contando com Leandrinho Barbosa há três compromissos. Recuperado de uma lesão no tornozelo, o ala-armador foi importante na rodada com 11 pontos em apenas 16 minutos dentro de quadra. No início do segundo quarto, ele chegou a desequilibrar a partida ao marcar cinco tentos em um período de três minutos no qual o placar de 23 a 20 favorável aos Lakers mudou rapidamente para 23 a 32.
Na verdade, não apenas o reserva brasileiro se destacou no Arizona. Nesse contexto, os Suns começaram o quarto período utilizando um quinteto quase todo suplente (Goran Dragic, Jared Dudley, Channing Frye, Robin Lopez e Leandrinho) que em sete minutos aumentou a vantagem anfitriã de 12 para 16 pontos. À exceção de Lopez, todos os citados superaram a casa dos dez pontos, sendo que Dudley anotou 19, além de sete assistências.
Titulares e astros da franquia, Amare Stoudemire e Steve Nash obviamente também ajudaram os Suns a construir apenas sua terceira vitória nos últimos 11 confrontos com os Lakers. O ala-pivô somou 26 pontos e seis rebotes, enquanto o armador, 16 pontos e 13 assistências.
Pelo Los Angeles, Kobe Bryant foi o cestinha com 34 pontos, mas ele sentiu a falta do contundido Ron Artest, que no Natal sofreu uma queda em sua casa e não atuou pela segunda oportunidade seguida. O jogador deve retornar às quadras ante o Golden State Warriors na próxima quinta-feira, dia no qual o time espera manter a melhor campanha da NBA por seus próprios méritos: nesta quinta, só permaneceu nessa condição por que o Boston Celtics perdeu longe de casa para os próprios Warriors por 103 a 99.
Confira todos os resultados da NBA nesta segunda-feira:
Phoenix Suns 118 x 103 Los Angeles Lakers
Sacramento Kings 106 x 101 Denver Nuggets
Golden State Warriors 103 x 99 Boston Celtics
Portland Trail Blazers 93 x 104 Philadelphia 76ers
Memphis Grizzlies 116 x 111 Washington Wizards
New Jersey Nets 89 x 105 Oklahoma City Thunder
Charlotte Bobcats 94 x 84 Milwaukee Bucks