postado em 29/12/2009 20:31
Debaixo de muita neve, Aston Villa e Liverpool fizeram uma partida muito movimentada e decidida apenas no último minuto. O oportunismo do atacante espanhol Fernando Torres, eleito para o time ideal da Fifa em 2009, garantiu um triunfo importantíssimo para a equipe no último minuto do confronto. Nesta terça-feira, os Reds derrotaram o time de Birmingham pelo placar mínimo, em confronto válido pela 20; rodada do Campeonato Inglês, e terminam o ano de 2009 com o princípio de crise totalmente descartadoA vitória fora de casa aproximou novamente o Liverpool da briga pelas vagas europeias. A equipe de Fernando Torres chegou aos 33 pontos e retomou a sétima colocação. Depois desta jornada, a desvantagem dos comandados de Rafa Benítez em relação ao Tottenham, quarto classificado e último na zona que garante as equipes na Copa dos Campeões, caiu para apenas quatro tentos.
Em contrapartida, a frustração tomou conta do Aston Villa após sofrer o gol de Fernando Torres no último minuto. O resultado de 1 a 0 deixou o time de Martin O;Neill na quinta colocação, desperdiçando a oportunidade de retomar um lugar na região de classificação da Champions League. A equipe de Birmingham alcançou os 35 pontos, dez atrás do Chelsea, atual líder do campeonato.
O confronto desta terça-feira marcou a despedida de Aston Villa e Liverpool do ano de 2009. A equipe de Birmingham volta a campo no próximo dia 9, quando terá pela frente o Wigan, fora de casa. Por outro lado, os Reds voltam às atividades um dia depois diante do Tottenham, atual quarto colocado na temporada.
O jogo - Embora tivesse pela frente um dos melhores mandantes da Premier League, o Liverpool iniciou a partida com uma postura ofensiva e pressionando a defesa do Aston Villa. As opções de Rafa Benítez por Yossi Benayoun, Steven Gerrard e Dirk Kuyt próximos do centroavante Fernando Torres confundiu a marcação dos donos da casa, que tiveram muito trabalho para conter as investidas dos Reds. Os visitantes mantiveram a posse de bola e levaram perigo pela primeira vez aos 16 minutos.
Após tabela, o capitão Gerrard arrematou de primeira e tentou surpreender o goleiro norte-americano Brad Friedel. O camisa 8 chutou colocado e por cobertura, mas o camisa 1 do Aston Villa conseguiu se recuperar e espalmar a bola para escanteio. Na sequência, o arqueiro mandante acabou exigido mais uma vez, após chute de Benayoun.
Enfrentando uma baixíssima temperatura, Aston Villa e Liverpool tentavam acelerar o confronto. Entretanto, as melhores oportunidades surgiam em bolas paradas. Dessa forma, os donos da casa assustaram os fãs do Liverpool aos 30 minutos, quando o meia esquerda Stewart Downing, completamente livre, exigiu um milagre de Reina.
Enquanto na primeira etapa o Aston Villa pouco exerceu o seu mando de campo, no segundo tempo o time da casa exigiu grandes intervenções do goleiro espanhol do Liverpool. Em um espaço de um minuto e meio, a equipe de Martin O;Neill desperdiçou duas grandes oportunidades de sair com a vitória.
Aos 24 minutos, Agbonlahor venceu uma disputa com Carragher, invadiu a área e chutou cruzado. Bem posicionado, Reina fez uma grande defesa e salvou o Liverpool. Logo em seguida, após a cobrança de escanteio, o gigante norueguês John Carew cabeceou dentro da pequena área e a bola passou rente à trave esquerda do espanhol.
Acuado, o Liverpool buscou segurar o empate e investir no contra-ataque para surpreender os donos da casa. Todavia, os erros de passes no setor de meio-campo, principalmente com o capitão Steven Gerrard, prejudicaram qualquer pretensão dos visitantes. Mas, em um momento complicado da temporada, a estrela do centroavante Fernando Torres brilhou mais forte, para festa dos fanáticos torcedores do time da terra dos Beatles.
Com 48 minutos do segundo tempo, o atacante espanhol ganhou na velocidade da zaga do Aston Villa, após dividida vencida por Kuyt na intermediária, e com muita frieza tocou na saída de Friedel. Gol que garantiu mais uma vitória ao Liverpool. Considerado o melhor centroavante do ano pela Fifa, Fernando Torres provou o seu oportunismo, para festa do compatriota Rafa Benítez, que irá comemorar o Ano Novo com a certeza de comandar os Reds em 2010.