Superesportes

Campeã em Nova York, etíope quer o bi na São Silvestre

postado em 30/12/2009 16:57
São Paulo ; Então com 22 anos, Derartu Tulu conquistou a edição de 1994 da Corrida Internacional de São Silvestre. Atual campeã da Maratona de Nova York, a etíope que pretende se aposentar nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 é uma das principais favoritas ao bicampeonato na prova desta quinta-feira, em São Paulo.Derartu Tulu já venceu a São Silvestre em 1994

"Vou tentar apenas correr e desafiar minhas adversárias para possivelmente vencer", declarou Tulu, antes de nomear sua principal concorrente. "Conheço bem a (queniana) Margarete Okayo (campeã em 2003) e vamos ver o que acontece na corrida de amanhã", completou.

Além de Tulu e Okayo, a sérvia Olivera Jevtic, campeã em 1998 e 2005, também está na prova. Ainda assim, a experiente etíope não descarta uma vitória brasileira. "É possível que alguma delas ganhe. Todas estão vindo para competir e vencer", afirmou a africana.

Na prova feminina da São Silvestre, três brasileiras brigam pelo inédito bicampeonato. Maria Zeferina Baldaia conquistou a edição de 2001 da prova paulistana. No ano seguinte, Marizete Rezende triunfou e em 2006 Lucélia Peres foi a última brasileira a ganhar.

As lembranças de sua vitória na São Silvestre de 1994 motivaram a etíope a retornar à São Paulo. No entanto, ela admite que não se recorda com exatidão do trajeto da prova. "Lembro mais ou menos (risos). Estava muito quente e chuvoso. É difícil, porque a umidade é alta. Espero que amanha faça um tempo bom", disse Tulu.

No começo de sua carreira, a etíope também se destacou em provas de pista. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, ela ficou com o ouro nos 10 mil metros. Em Atenas-2000, repetiu o feito e ainda levou o bronze em Atenas-2004. Na mesma distância, foi campeã mundial em Edmonton-2001.

"É tudo diferente. Nas provas de pista, especialmente quando você é campeã olímpica ou mundial, você se prepara com uma equipe do seu país e é muito bom. Nas provas de ruas, você está sozinha e tem que se preparar por conta própria", comparou a africana.

Nascida em 1972, Derartu Tulu quer se aposentar em 2012. Nos Jogos de Londres, ela descarta a possibilidade de participar de provas de pista. "Se eu me classificar, vou participar das Olimpíadas, mas não mais nos 10 mil metros, somente na maratona", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação