postado em 02/01/2010 17:23
O piloto espanhol Nani Roma e o navegador francês Michel Perin, da equipe BMW, conquistaram a vitória nos carros da primeira etapa do Rali Dakar 2010. A dupla conseguiu a melhor colocação após percorrer os 251 quilômetros entre Cólon e Córdoba em 2h11min15.Roma e Perin, que largaram da quinta posição, realizaram uma prova acirrada e conquistaram a primeira colocação no quilômetro 104 do trajeto. Ao final da prova, eles conseguiram estabelecer uma diferença de 2min07 em relação a Carlos Sainz e Lucas Cruz, segundos colocados, e 2min50s sobre os terceiros Stéphane Peterhansel, nove vezes vitorioso em sua categoria, e Jean-Paul Cottret.
Atual campeão, Giniel De Villers foi o quinto colocado ao lado de seu navegador. Uma posição à frente estavam Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk.
Destaque para os brasileiros Maurício Neves e Clécio Maestrelli, que terminaram em décimo lugar a 7min08s dos líderes. Após largar em 13o lugar, eles chegaram a ocupar a sétima posição, mas perderam rendimento no final da especial.
Guilherme Spinelli e Filipe Palmeiro ficaram na 15a colocação, 19 à frente de Julio Bonache e Lourival Roldan. Klever Kolberg e Giovanni Godoi completaram a etapa em 43o lugar, enquanto Erley Ayala/Reinaldo Varela ficaram em 50o. Rodrigo Konig/Sergio Williams, Emerson Cavassin/Jean de Azevedo e Sven Fischer/João Stal não haviam cruzado a linha de chegada até às 17h19 (horário de Brasília) deste sábado.
A segunda etapa do Dakar tem início no domingo, partindo da cidade de Córdoba até La Rioja, ainda em território argentino. O trajeto reserva um especial de 294 quilômetros para motos e quadriciclos, e 626 quilômetros para os carros e caminhões.