postado em 02/01/2010 19:06
Sem contar com o melhor jogador do mundo - Lionel Messi ficou fora, com folga extra de final de ano -, o Barcelona vacilou neste sábado, na 16ª rodada do Campeonato Espanhol. O time catalão iniciou 2010 perdendo os 100% de aproveitamento dentro de casa ao ceder o empate por 1 a 1 com o Villarreal.
Com o resultado, o Barcelona chega aos 40 pontos ganhos e garante a liderança da competição por mais uma rodada. No entanto, pode ver o Real Madrid, segundo colocado e que pega o Osasuna fora de casa neste domingo, encostar de vez na briga pela ponta. O time merengue agora tem três pontos a menos em relação ao arquirrival.
O Villarreal, que contou com boa atuação do atacante brasileiro Nilmar, agora chega aos 32 pontos e assume de maneira provisória a terceira colocação, integrando a zona de classificação à Copa dos Campeões. O 'Submarino Amarelo' pega o Almería na próxima rodada, enquanto o Barcelona terá pela frente o Tenerife.
O jogo
O Villarreal iniciou a partida tentando esperar o melhor momento para avançar, mas logo foi surpreendido pelo campeão mundial. Aos seis minutos, Daniel Alves recebeu passe de Pedro na lateral direita e cruzou na área para Henry, que bateu de primeira, acertando o travessão. No rebote, Pedro só precisou tocar no canto esquerdo para abrir o placar.
O time visitante precisou partir para o ataque e quase chegou ao empate aos 10 minutos, quando Nilmar recebeu passe de Fuster dentro da área e chutou no canto esquerdo, obrigando Valdés a fazer boa defesa. Dez minutos mais tarde, foi a vez do Barcelona assustar, com chute de Ibrahimovic por cima do gol, dado da entrada da área.
Aos 27 minutos, Cani fez boa jogada pela direita e cruzou para Fuster na área. O atacante cabeceou com firmeza, mas a bola tocou no gramado e passou muito próxima ao gol, por cima do travessão. Depois de boas chances desperdiçadas no primeiro tempo, o Villarreal alcançou o empate em um de seus primeiros lances da etapa final.
Fuster tinha acabado de perder boa jogada quando foi novamente acionado, aos 4 minutos. Cani aproveitou bola da direta e cruzou por cima da zaga. O atacante apareceu na pequena área para completar de esquerda, no contrapé de Valdés, igualando o marcador.
O placar que já era ruim para o Barcelona foi se tornando cada vez pior conforme o tempo foi passando. O baixo volume de jogadas criadas passou a irritar o técnico Pep Guardiola. Aos 36, o gol quase saiu quando Iniesta fez lançando para Ibrahimovic, que dominou e bateu rasteiro. A bola passou muito próxima à trave esquerda de Diego López.
O Villarreal também perdeu boa chance no final do jogo, no Camp Nou. Aos 41, o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna enfiou para Rossi, que invadiu a área e tocou na saída de Valdés. Puyol apareceu para fazer o corte, evitando o gol que selaria a vitória do 'Submarino Amarelo'.