Superesportes

Por bi, Caldeira planeja provas no exterior e treino em altitude

postado em 03/01/2010 16:30
Vencedor da edição de 2006 da Corrida Internacional de São Silvestre, Franck Caldeira sonha com o bicampeonato. Depois de decepcionar e terminar na 23; colocação a prova disputada na última quinta-feira, o brasileiro planeja treinar na altitude e participar de competições no exterior em 2010 visando o segundo título.

Como ainda não precisará fazer índice para a maratona dos Jogos Pan-Americano de Guadalajara-2011, Caldeira quer participar de mais provas de 10 quilômetros em 2010. A partir de agosto, ele pretende priorizar a preparação para a São Silvestre.

Uma das possibilidades cogitadas pelo atleta é treinar na cidade colombiana de Paipa. Com 2,6 mil metros de altitude, a localidade abrigou o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima em seu treinamento para a conquistar medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

Empresariado pelo italiano Federico Rosa, que também agencia a carreira de alguns dos principais fundistas da África, Caldeira planeja pedir para o parceiro inscrevê-lo em provas na Europa no segundo semestre. "Antes da São Silvestre, quero competir junto com os africanos", explicou.

Antes de ganhar a São Silvestre em 2006, ele fez marcas expressivas na Europa: foi o quarto colocado na Maratona de Milão (2h14min06s) e estabeleceu sua melhor marca nos 10 quilômetros em Brescia (28min42s). O projeto é retornar ao Brasil a cerca de 45 dias da São Silvestre e encerrar a preparação em território nacional.

Com contrato com o Cruzeiro até 2012, Caldeira quer ganhar o bi da São Silvestre vestido de celeste. "Quando você compete com a camisa de um clube, ele quer resultado. Quero dar esse presente ao clube, porque é o único título que ele não tem, apesar de ter contado sempre com os melhores atletas", declarou.

Assim como na temporada de 2008, o pódio da última edição da São Silvestre foi formado exclusivamente por corredores estrangeiros. Três quenianos conquistaram as primeiras colocações e dois colombianos completaram o grupo dos cinco melhores da prova paulistana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação