postado em 04/01/2010 16:32
Depois de encerrar a temporada longe dos gramados, ocupando a reserva de Lauro, o goleiro Clemer não voltará mais a atuar profissionalmente. Ao desembarcar em Porto Alegre nesta segunda-feira, o arqueiro confirmou a aposentadoria, aos 41 anos. A expectativa de Clemer agora é de conseguir um cargo para se manter próximo ao futebol e ao Colorado."Se fosse para jogar, eu teria condições, mas chegou o momento de dar uma parada. Meu pensamento já é outro, de exercer uma função no futebol", disse Clemer, que se vê tranquilo com sua situação no Beira-Rio: "Não teria motivação de jogar em outro clube. No tempo que passei aqui, conquistei títulos muito importantes. A identificação com o Inter é muito grande".
Com a camisa colorada, o ex-camisa 1 garantiu seis títulos gaúchos, em uma das fases mais vitoriosas da história do clube: uma Copa Libertadores, um Mundial da Fifa e uma Copa Sul-americana, além das Copas Dubai e Suruga. Como um dos ídolos da torcida do Inter, Clemer agora espera negociar com sucesso um cargo para se manter no clube após a aposentadoria.
"Estamos conversando ainda, não sei nem se vou ficar no clube. São coisas que vão ser decididas, não depende só de mim: depende da diretoria, do pensamento deles. A vontade é ficar no clube, é trabalhar no clube", afirmou o arqueiro, sem especificar se assumiria uma vaga na comissão técnica, nas categorias de base do Beira-Rio ou mesmo na diretoria.
Antes da brilhante trajetória no Internacional, Clemer rodou o país em diversos clubes. Iniciou a carreira no Moto Clube-MA e passou também por Santo André, Guaratinguetá, Ferroviário-CE e Remo-PA, entre outros, antes de se firmar no Goiás. Após o Esmeraldino, jogou na Portuguesa e, então, se transferiu para o Flamengo.
Ficou na Gávea entre 1997 e 2002, conquistando três campeonatos cariocas e uma Copa Mercosul. Foi contratado pelo Inter em 2003, quando iniciou a sequência de mais de 300 partidas disputadas com a camisa colorada. Neste tempo, marcou um gol, batendo pênalti na goleada por 8 a 1 sobre o Juventude, na final do Campeonato Gaúcho de 2008.
Apesar da trajetória vitoriosa, Clemer, no entanto, não conseguiu se manter na equipe até o final da carreira. Prejudicado por lesões e falhas, acabou perdendo vaga de titular para Renan e, na sequência, para Lauro.