postado em 04/01/2010 19:51
Quarto cabeça de chave do ATP 250 de Doha, o russo Mikhail Youzhny estreou com derrota em 2010. O tenista de Moscou foi superado, nesta segunda-feira, pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (13-11) e 6/2, após 1h45min de disputa. O próximo adversário do jogador de Kiev sai da disputa entre o polonês Lukasz Kubot e o egípcio Karim Maamoun.
O principal triunfo de Stakhovsky foi o saque. Com nove aces marcados e apenas duas duplas faltas cometidas, levou ampla vantagem e conquistou três quebras de serviço sobre Youzhny que conseguiu apenas um ponto direto de saque e errou seus dois serviços em cinco oportunidades.
Com a vitória nesta segunda-feira, o ucraniano empata o retrospecto contra Youzhny, número 19 do mundo. Agora, cada um tem uma vitória no histórico. O triunfo do russo aconteceu nas quartas de final do ATP 250 de Moscou, na temporada passada, quando avançou com duplo 6/3.
Outros cabeças de chave que estrearam em Doha tiveram melhor sorte. O sérvio Viktor Troicki, quinto favorito ao título, não teve dificuldades para despachar o espanhol Daniel Gimeno-Traver, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5, em menos de uma hora de jogo. Na próxima fase, o 29º colocado na lista da ATP tem pela frente o belga Olivier Rochus, que avançou ao marcar 6/1 e 6/0 sobre o local Abdulla Hajji.
Já o croata Ivo Karlovic, sétimo cabeça de chave, precisou de 1h33 min para vencer o italiano Fabio Fognini, com duplo 6/4. Seu próximo desafio será o vencedor da partida entre o alemão Benjamin Becker e o austríaco Daniel Koellerer, que nunca se enfrentaram pelo circuito profissional.