Superesportes

El Loco quer quebrar tabu no Carioca

Estadual não tem um artilheiro estrangeiro há 33 anos. Último goleador gringo também tinha apelido de Loco, mas era argentino. Torcida do Botafogo entrega a camisa 13 a Abreu antes de Zagallo

postado em 05/01/2010 08:23

Zagallo topou entregar a camisa 13 ao atacante Sebastián Abreu, amanhã, na apresentação oficial do novo centroavante do Botafogo, mas ontem, 40 torcedores se anteciparam e entregaram o uniforme ao uruguaio durante o desembarque, no aeroporto Internacional do Rio. Com ela, Abreu espera quebrar um tabu de 33 anos em 2010.

O Campeonato Carioca não tem um artilheiro estrangeiro desde 1976. O último foi o argentino Narciso Horacio Doval. Naquele ano, o centroavante marcou 20 gols e deu o título ao Fluminense. Curiosamente Doval tinha o mesmo apelido de Abreu: El Loco.

Currículo para superar os badalados Adriano (Flamengo), Fred (Fluminense) e Dodô (Vasco) o uruguaio tem de sobra. Com 284 gols em 498 jogos na carreira (média de 0,55 por partida), o gringo foi artilheiro quatro vezes na carreira. A maioria no Campeonato Mexicano.

Em 2000, com a camisa do Tecos, marcou 14 gols e foi um dos três goleadores do Nacional. Dois anos depois, virou a casaca e balançou as redes 19 vezes com o uniforme do Cruz Azul. Pelo Dorados, Abreu foi artilheiro outras duas vezes. A primeira em 2005, com 15 gols, e a segunda no ano seguinte, com 11. Aos 33 anos, Abreu defendeu 16 clubes diferentes. A melhor média de gols foi no Cruz Azul, do México. No total, 46 gols em 52 jogos ;média de 0,89.

No que depender de Zagallo, Abreu será o artilheiro do Carioca. Convidado pelo presidente Maurício Assumpção para entregar a camisa 13 ao matador uruguaio, Zagallo topou. ;Recebi um telefonema do presidente. Estou pronto para fazer a homenagem ao jogador. Torço pelo Abreu no Botafogo. Tenho simpatia pelo número 13 e fui um vitorioso. Ele tem demonstrado que gosta da camisa e tem feito sucesso com ela também;, comentou o Velho Lobo.


Estadual não tem um artilheiro estrangeiro há 33 anos. Último goleador gringo também tinha apelido de Loco, mas era argentino. Torcida do Botafogo entrega a camisa 13 a Abreu antes de Zagallo


Mais reforços

Depois de anunciar Abreu, a diretoria alvinegra espera apresentar em breve outros dois nomes. Um deles é o zagueiro Antônio Carlos, cujos direitos federativos estão vinculados ao Atlético Paranaense. O Furacão nega ter recebido uma proposta pelo jogador O beque disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Atlético Goianiense, que subiu para a Série A.

Outro sonho de consumo é o meia Fellype Gabriel. Revelado pelo Flamengo, o jogador de 24 anos defende a Portuguesa, mas pretende voltar ao Rio de Janeiro. ;Com o Botafogo está bem encaminhado. Temos que levar a proposta à Portuguesa e esperar. Não há nada de concreto. A vontade é de retornar para o Rio, mas vamos ver, tentar chegar a algo bom para todos;, revelou o jogador.

O outro Loco brilhou pela dupla Fla-Flu
Antes de ser artilheiro do Carioca pelo Fluminense, El Loco Doval, nascido em Buenos Aires, foi goleador do Estadual pelo Flamengo. Em 1972, marcou 16 gols

Rodrigo Souto e Roger na mira

; A diretoria alvinegra ainda sonha em contar com o volante Rodrigo Souto, do Santos. Outro sonho de consumo é o meia Roger, ex-Fluminense, Corinthians e Flamengo, atualmente no Catar FC. O gerente de futebol do Glorioso, Anderson Barros, confirmou o interesse do clube no jogador, mas negou que já exista uma negociação em andamento.

Flamengo quer deixar Imperador no ponto

Se o Adriano estiver bem fisicamente, como certeza será convocado pelo Dunga para disputar a Copa do Mundo;, garantiu o preparador físico do Flamengo, Alexandre Sanz, numa entrevista a uma rádio carioca. O atacante chegou na Gávea durante o último Campeonato Brasileiro e custou a entrar em forma. Mas, quando isto aconteceu, passou a mostrar o bom futebol que conduziu à Seleção Brasileira.

Depois das férias, é natural que a forma física de Adriano não seja a ideal. No entanto, Alexandre Sanz esteve presente na festa do fim de ano organizada por Zico, no Maracanã, e gostou da silhueta do atacante do Flamengo. Ele acredita que o atacante esteja evitando noites de embalo e comidas gordurosas ; tudo pelo sonho de disputar a Copa. Foi por este mesmo motivo que ele, recentemente, recusou propostas para se transferir novamente para o futebol europeu.

;O Adriano chegou mal, mas se condicionou e hoje está no mesmo nível do restante do grupo. Acredito que ele esteja em boas condições já para a estreia do time no Campeonato Carioca;, comentou Alexandre Sanz, que se preocupa mais com o estado de saúde de outro craque rubro-negro, Petkovic, que continua de férias na Sérvia.

Com 35 anos, Petkovic foi poupado em alguns jogos do Flamengo em 2009 por não suportar correr os noventa minutos. É improvável que ele esteja em boas condições físicas nas primeiras rodadas do estadual, já que, com 35 anos de idade, ele demora a recuperar o peso ideal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação