postado em 05/01/2010 08:32
Os jogadores do Universo tiveram 12 dias de recesso para aproveitar o fim de ano. Porém, quem pensa que os atletas tiveram sinal verde para comer à vontade e descuidar da forma física está enganado. Durante a folga, todos receberam do preparador físico do time, Mário Saraiva, oito tipos diferentes de trabalhos para não voltar longe do ideal. ;São exercícios basicamente de corrida, aeróbicos;, explicou Saraiva, enquanto o elenco realizava um treino com bola muito descontraído.O regime, no entanto, não é tão autoritário. Todos tinham permissão para voltar até 1,5kg acima do peso. Mas, acima disso, a punição seria sentida no bolso. ;Se alguém voltasse com 1,6kg a mais, pagaria R$ 200 de multa. E esse valor poderia chegar a R$ 1 mil se alguém tivesse ganhado 3kg;, revelou o preparador físico, ressaltando que ninguém foi multado no retorno. ;Verificamos o peso e a dobra cutânea deles, e estão todos dentro do esperado.;
O ala Arthur contou que ele e os colegas se cuidaram mais por se tratarem de poucos dias de descanso. ;Todo mundo sabe que é apenas um recesso e que é preciso se cuidar. Não é como nas férias, quando podemos aproveitar mais porque temos mais tempo para a recuperação depois;, destacou.
Depois de comandar o primeiro treino de 2010, o técnico Lula Ferreira elogiou o desempenho de seus pupilos. ;Para o primeiro dia, foi ótimo. Todos cumpriram direito o que foi pedido;, avaliou. Segundo o treinador, a maioria voltou até abaixo do peso, fato explicado por Márcio Saraiva. ;A gente não exige e eles ficaram sem fazer musculação nesse período. Assim, voltam com um pouco menos de massa muscular e mais leves.;
Retorno especial
Afastado das quadras há dois anos, o pivô Claudio Antonio Gomes Clemente, mais conhecido como Brasília, voltou a treinar com os companheiros do Universo. O jogador sofreu com problemas no joelho e fez o primeiro trabalho com bola ontem. ;Primeiro ele tinha rompido o tendão patelar. Depois da cirurgia, teve uma fratura na patela, por isso ficou tanto tempo afastado;, apontou Mário Saraiva.
Ainda sem uma data marcada para voltar a disputar as competições com a equipe, o atleta contou como foi seu retorno. ;Estou abaixo do nível ideal, tanto técnico como físico, mas pelo primeiro treino a expectativa é boa;, avaliou. ;A movimentação ainda não está 100%, sinto um pouco de dor, mas é suportável. Realizei todos os movimentos, só que ainda estou um pouco travado, com receio.; Com 2,02m de altura e 37 anos, Brasília disse que o objetivo é avaliar a evolução dia a dia nos treinamentos para depois estipular uma data para retornar.
Agenda
15/1
Universo x Vila Velha
17/1
Universo x Saldanha da Gama