Superesportes

Camisa de força de "El Loco" dá lucro ao Botafogo

Número 13 do centroavante uruguaio começa a encher os cofres alvinegros

Patrícia Trindade
postado em 06/01/2010 08:36
Rio de Janeiro ; O atacante uruguaio Sebastián ;El Loco; Abreu, de 33 anos, ainda nem foi apresentado oficialmente ao Botafogo e já está marcando gols para o patrimônio do clube. Em menos de quatro horas, a loja oficial do alvinegro, localizada na sede de General Severiano, vendeu cerca de 20 camisas com o número 13 nas costas, igual à que o jogador vestiu depois de desembarcar no Rio, segunda-feira à noite, no Galeão.

O uniforme custa R$ 169 e vem com o nome ;Loco Abreu; escrito nas costas. Depois de ser aprovado nos exames médicos e físicos realizados ontem, em uma clínica particular no Rio, o uruguaio será apresentado na manhã de hoje, em uma coletiva no salão nobre do clube. A camisa 13 será entregue ao novo atacante do Glorioso pelo ex-jogador, técnico e coordenador da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo. Além de fazer parte da história do Botafogo tanto como jogador como treinador, o Velho Lobo tem fixação pelo número.

Ontem, na volta do grupo aos treinos sob o comando do técnico Estevam Soares, o Botafogo anunciou mais duas contratações: o zagueiro Edson, ex-Figueirense, de 22 anos, emprestado por um ano, e o volante Diguinho, 21 anos, destaque da vitoriosa campanha do América na segunda divisão do Campeonato Carioca, em novembro do ano passado. O jogador, que pertence ao Flamengo, assinou por três anos.

A pré-temporada começou com avaliação física e exames clínicos, e contou com a presença dos reforços Diguinho, Edson, Marcelo Cordeiro, Renato e Somália. Além deles, treinaram com o grupo de 28 jogadores ex-juniores como Flávio Pará, Alex Lopes, Romário, Felipe Lima, Alex e Caio, que subiram para o time profissional.

As atividades em General Severiano vão até sábado, quando a delegação segue para Saquarema, Região dos Lagos. O grupo voltará para o Rio dia 16, data da estreia no Campeonato Carioca contra o Macaé, em Campos.

Dúvida
Abreu assinou contrato até dezembro de 2011. O centroavante dificilmente estará em campo na primeira rodada da Taça Guanabara, em 16 de janeiro, contra o Macaé. Ele precisará retornar ao Uruguai na segunda-feira para resolver problemas particulares e só deverá reintegrar o time no dia 13, quarta-feira.

Quem é ele
Nome: Edson Henrique da Silva
Nascimento: 6/7/1987
Natural: Itaquitinga (PE)
Altura: 1,83m
Peso: 84kg
Clubes: Figueirense
(2005, 2006, 2007 e 2009)
e Porto-POR (2008 e 2009)

Quem é ele
Nome: Rodrigo Andrade da Silva
Nascimento: 5/2/1988
Natural: Rio de Janeiro
Altura: 1,79m e 72kg
Clubes: Flamengo (2007 e 2008) e América (2009)

Quem se apresentou ontem

Goleiros
Jefferson, Renan, Milton Raphael e Luis Guilherme

Laterais
Alessandro, Flávio Pará, Gabriel e Marcelo Cordeiro

Zagueiros
Wellington, Edson, Alex Lopes, Eduardo e Romário

Volantes
Leandro Guerreiro, Fahel, Somália, Túlio Souza, Wellington Júnior e Felipe Lima

Meias
Lucio Flavio, Rodrigo Dantas, Renato, Diguinho e Jorge Luiz

Atacantes
El Loco Abreu, Júnior, Caio e Alex

Ataque preocupa Estevam Soares

Depois do sufoco da temporada passada ; quando só conseguiu escapar do rebaixamento na última rodada, Estevam Soares adotou a palavra planejamento como mantra. Preocupado por ter apenas um atacante no elenco ; o uruguaio El Loco Abreu ;, o treinador já pediu reforços para a posição, entre eles o paraguaio Ortigoza, que disputou o último Brasileiro pelo Palmeiras, e o colombiano Perea, que atuou no Grêmio. Wilson, destaque do rebaixado Sport, também foi sugerido. Os atacantes Jobson, Victor Simões, Jóbson e André Lima não continuarão em General Severiano.

Para ocupar o lugar do zagueiro Juninho, que se transferiu para a Coreia do Sul, o Botafogo tenta Betão, ex-Corinthians, atualmente no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, Antônio Carlos, ex-Fluminense e Atlético-PR.

Estevam Soares aprovou a contratação de Abreu e acredita que o Botafogo já tem um novo ídolo: ;Ele é polêmico, mas será muito importante para o time. É guerreiro, foi goleador por onde passou e tem experiência de Seleção e de Copa do Mundo. Foi contratado para ser artilheiro e para suprir uma carência de estrelas no clube. Esperamos que ele consiga traduzir isso em gols. Essa raça uruguaia é importante, mas louco ele é só no nome. Por tudo que já fez na carreira, deve ser um cara muito consciente;, pondera o treinador.

De olho no Campeonato Carioca, com início em 16 de janeiro, o comandante pede pressa na busca por reforços. ;O Flamengo é o campeão brasileiro, o Fluminense manteve a base e o Vasco contratou 10 jogadores com antecedência. Estou cobrando a diretoria. O tempo é curto;, alerta o comandante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação