postado em 06/01/2010 08:47
O Universo/BRB lidera a tabela de classificação da atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), mas o momento do time, que voltou do recesso de fim de ano na segunda-feira, é de expectativa para a estreia na Liga das Américas, torneio que será disputado de 22 a 24 de janeiro, no Panamá. Antes de embarcar para a cidade de Cólon, no entanto, o elenco tem dois compromissos pela competição nacional. Diante da própria torcida, a equipe brasiliense recebe Vila Velha e Saldanha da Gama, nos dias 15 e 17, respectivamente.As partidas servirão para readquirir ritmo de jogo, mas o técnico Lula Ferreira alerta que não é apenas isso. ;Não podemos pensar assim, o adversário tem que ser respeitado. Os jogos vão dar ritmo, mas isso será uma consequência, não o objetivo;, ressaltou o treinador.
Os jogadores parecem ter assimilado o pensamento do treinador. ;Serão dois jogos chatos, mas será bom jogar em Brasília, pois o desgaste será menor e vai servir como preparação para a Liga;, avaliou o ala Arthur. Já o ala-pivô Guilherme atenta para a força dos rivais. ;O Vila Velha é uma das surpresas do campeonato e o Saldanha da Gama é um time com muito potencial. São dois jogos importantes e vamos tentar manter nossa invencibilidade em casa;, prometeu.
Campanha promissora
Na temporada 2009/2010 do NBB, o Universo aparece na liderança do campeonato, com oito vitórias e apenas uma derrota (contra o Joinville, em 17 de dezembro, por 99 x 74). A posição do time do DF é justamente ameaçada pelos catarinenses, que também só perderam uma vez. Se o rival vencer os próximos dois jogos, assumirá a ponta da tabela por ter triunfado no confronto direto. A equipe de Brasília é a única a ter disputado nove partidas ; duas foram antecipadas para viabilizar a participação na Liga das Américas.
Pedreiras pela frente
A partir do dia 22 de janeiro, o Universo volta as atenções para a Liga das Américas. Integrando o grupo D, que define o último classificado para o quadrangular decisivo, os brasilienses têm a responsabilidade de defender o título conquistado no ano passado. Com o rótulo de favorito, o time garante que não vai sentir a pressão. ;Isso é relativo. Favoritos ou não, sabemos do nosso potencial. Nosso time foi feito para ser campeão e vamos jogar para isso;, afirmou Arthur.
Para chegar ao bicampeonato, no entanto, o caminho não vai ser fácil. A equipe do DF terá pela frente o primeiro campeão da Liga das Américas, o Peñarol, da Argentina; o Halcones Cordoba, do México; e os donos da casa, Navieros de Colón. ;O adversário mais duro será o Peñarol, que conta com o técnico da seleção argentina (Sergio Hernández) e o ala Léo Gutierrez (que representou a Argentina na Copa América em 2009);, avisou Lula. O treinador, no entanto, avisa que todos os adversários são perigosos. ;No grupo do Flamengo, por exemplo, acabou se classificando o time que não era favorito.;
Apenas os melhores
O Final Four, que reúne os quatro primeiros colocados de cada grupo e define quem será o campeão, acontece de 4 a 6 de fevereiro. No grupo C, o Joinville disputa uma vaga com o Halcones Xalapa, do México, com o Obras Sanitarias, da Argentina, e com o Malvin, do Uruguai. O Quimsa Santiago del Estero, da Argentina, vencedor do grupo A, e o Espartanos de Margarita, da Venezuela, melhor do grupo B, já estão garantidos no quadrangular.
Liga das Américas
22/1
20h Universo x Peñarol Mar del Plata
23/1
22h Navieros de Colon x Universo
24/1
20h ; Universo x Halcones Cordoba[
Memória
Na segunda edição da Liga das Américas, disputada na temporada 2008/2009, o Universo conquistou o título inédito para uma equipe brasileira. Na partida que definiu o título, contra o Halcones Xalapa, que jogava em casa, o time do DF contou com grandes atuações de Valtinho, autor de 21 pontos, e de Alex, que marcou 19, para sair vitorioso por 86 x 83. Além da grande atuação na última partida, Alex ainda foi eleito o melhor jogador do torneio. Na fase final, o Universo ainda venceu o Minas, por 90 x 80, e os uruguaios do Biugá, por 86 x 75.
Vaga é novidade
; Além de buscar o bicampeonato, o Universo tem um motivo a mais para buscar um bom desempenho na Liga das Américas. O campeão e o vice do torneio garantem vaga no Mundial de Clubes da Federação Internacional de Basquete (Fiba), que deverá acontecer pela primeira vez em outubro, nas cidades chinesas de Chengdu e Nanjing. O torneio reunirá os cinco campeões continentais ; África, América, Ásia, Europa e Oceania ;, além dos vice-campeões da América e da Europa, e mais um convidado do país-sede. Para a primeira edição, nenhum time da NBA participará, mas a Fiba já estuda a possibilidade de convidar o campeão da liga norte-americana para a disputa em 2011.